1/11 O Parque Estadual Vila Velha é uma das principais atrações do estado do Paraná. Há dois passeios: pelos arenitos, rochas formadas ao longo de milhares de anos; e pela trilha que leva a três furnas, lagos de lençol freático similares a crateras inundadas (Divulgação)
3/11 O parque oferece dois passeios: pelos arenitos, rochas formadas ao longo de milhões de anos, e pela trilha que leva a três furnas, lagos de lençol freático similares a crateras inundadas e à Lagoa Dourada (JLGuillon/Wikimedia commons)
5/11 Além das formações rochosas peculiares, o Parque Estadual Vila Velha tem lagos de lençol freático similares a crateras inundadas (JLGuillon/Wikimedia commons)
6/11 A cada 10 minutos, ônibus partem do receptivo e levam ao roteiro dos arenitos. O passeio tem 1h30 de duração (Ana Paula Hirama/Flickr/creative commons)
9/11 As formações geológicas do Parque Estadual Vila Velha têm milhões de anos (JLGuillon/Flickr/creative commons)
10/11 O Parque Estadual de Vila Velha abriga cinco furnas, lagos de lençol freático expostos na superfície pelo desabamento do arenito que os ocultava (Darcy Trigo)
11/11 Ao longo de milhares de anos, a ação de intempéries moldou as formações de arenito do Parque Estadual Vila Velha, criando enormes esculturas naturais (Heitor Hui)
As formações areníticas do Parque Estadual de Vila Velha, uma das principais atrações do estado do Paraná, já podem ser vistas a partir da estrada.
Há dois passeios: pelos arenitos, rochas formadas ao longo de milhões de anos, e pela trilha que leva a três furnas, lagos de lençol freático similares a crateras inundadas e à Lagoa Dourada.
A cada 10 minutos, ônibus partem do receptivo e levam ao roteiro dos arenitos (1h30 de duração) – o passeio pode ser abreviado percorrendo apenas metade da trilha de 2 600 metros.
O trajeto para as furnas sai do prédio principal às 9h, 11h, 13h30 e 15h30 (sujeito a ter outros horários). O Centro do Visitante serve como ponto de apoio.
Acesso: BR-376, km 515, 24 km.
Melhor época: O ano todo
Informações: Segunda e quarta a domingo, das 8h30 às 15h30.