Parque Estadual da Serra do Mar

Por Da Redação 4 fev 2014, 17h39

Com 315 mil hectares, a maior área de proteção integral de Mata Atlântica do país abrange parcialmente 23 municípios – 70% do território de São Sebastião estão integrados ao parque.

Apesar de toda essa extensão, há uma única praia da cidade completamente inserida nos limites da área de preservação, a deserta Praia Brava (leia em Praias). Uma caminhada de 4 km (só ida) leva à Cachoeira do Ribeirão do Itu, com três quedas e acesso complicado. O parque abriga também o Sítio Arqueológico de São Francisco, tombado pelo Iphan, com ruínas do século 17: colunas de uma antiga capela, um forno de melaço e parte de um sistema de captação de água das cachoeiras. É obrigatória a companhia de um guia para entrar e percorrer uma das duas trilhas (de 40 minutos a 1h20).

Acesso A sede fica em Juquehy (Rua Serra do Mar, 13), a 50 km do Centro de São Sebastião, mas as atrações estão espalhadas ao longo da Rio-Santos.

Melhor época O núcleo funciona o ano todo. O verão é bom para aproveitar a praia e a cachoeira, e os meses mais frios, quando chove menos, são ideais para as trilhas.

Informações Na sede do Parque, 3863-1707; e na Secretaria de Turismo, 3892-2620, onde você contrata os guias para os passeios.

Publicidade