Parque Estadual da Ilha do Cardoso

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsMuito interessante

Protege uma importante área de Mata Atlântica, que cobre 90% da ilha. São dois núcleos principais. O Núcleo Perequê, mais próximo de Cananeia e ponto de partida para várias trilhas, recentemente ganhou instalações renovadas: um Centro de Visitantes e um quiosque beira-mar na Praia de Itacuruçá (Pereirinha), onde há monitores e informações sobre passeios. O Núcleo Marujá, por sua vez, é uma vila de pescadores onde se concentram hospedagens e restaurantes com mais estrutura. As atrações mais procuradas do parque são a Cachoeira Grande (é necessário ir com guia) e o trecho sul da Praia de Marujá, conhecido como Pontal do Leste. Para visitar as praias não é preciso ir com guia – e há a possibilidade de fazer o tour de bicicleta (leia em Passeios). Para fãs de aventura, os trekkings até as piscinas naturais da Praia da Laje e até o Poço das Antas são os mais indicados (leia em Turismo de Aventura).
Acesso: Partindo de Cananeia, há passeios de um dia para o Núcleo Perequê: 20 minutos de lancha ou 50 minutos de escuna, com saídas diárias do píer municipal na alta temporada. Quem pretende se hospedar na ilha deve seguir ao Núcleo Marujá, que concentra as pousadas. O tempo de viagem varia de 55 minutos (lancha) a três horas (escuna). Há também uma linha regular de barcos entre Cananeia e Marujá (três horas; ida: 2ª 13h, 4ª/5ª 8h; volta: 3ª 8h, 4ª 13h e 6ª 8h, R$ 54; Dersa, 3358-2741). Para ir de um extremo ao outro da ilha, é preciso combinar com os barqueiros no trapiche de Marujá. Os passeios que envolvem trilhas e acesso por barco devem ser acompanhados por monitores (R$ 150 por dia, em média, para grupos de até 15 pessoas), encontrados em ambos os núcleos.
Melhor época: Em julho e agosto, a umidade diminui e as temperaturas médias são 18°C durante o dia e 10°C à noite. No verão, entre dezembro e fevereiro, as chuvas são constantes e a temperatura passa dos 25°C, tornando as longas trilhas da ilha ainda mais cansativas. Sempre traga repelente e procure evitar novembro por causa da grande incidência de mutucas (moscas com picada bem dolorida). Como há controle do número de visitantes, na alta temporada e nos feriados é preciso agendar passeios, e reservar a hospedagem com muita antecedência.
Informações:Administração e agendamento de guias: 3851-1108/3851-1161.

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.