Na enorme área verde, cravada entre importantes avenidas, há quem venha correr, pedalar, andar de skate, jogar bola, passear com o cachorro ou apenas deitar na grama. A fauna e a flora garantem o cenário de tranquilidade: são mais de 160 espécies de animais, além de árvores como ipês, jaqueiras e paus-brasil. O Ibirapuera é também um centro cultural gigante, que reúne o MAM, o Museu Afro-Brasil (3320-8900, 3ª a domingo, das 10h às 17h; fecha às 21h na última quinta do mês; grátis), o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Planetário, o prédio da Oca (que abriga exposições), a Bienal (palco de grandes eventos) e o MAC-USP, em frente, no antigo prédio do Detran. Há ainda programação de shows no Auditório Ibirapuera (pagos) e, aos domingos, na Praça da Paz (grátis). Tudo isso entre jardins criados por Burle Marx e prédios de Oscar Niemeyer. À noite, dá para assistir ao show de água, som e luzes (20h às 21h) dos 673 chafarizes instalados no lago.
Por que é 5 estrelas? Além de ser um ótimo e diversificado parque, reúne boa gama de atrações culturais.
Preste atenção: Não deixe de passar em frente ao Auditório do Ibirapuera e observar o belo projeto de Niemeyer.
A melhor foto: O lago com árvores em primeiro plano e o skyline da cidade ao fundo rendem boas imagens, mas o campeão de flashes é o Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret (na parte externa).
Tempo de visita: Você que escolhe: dá para caminhar só uma horinha, ou chegar de manhã e ir embora à noite.
Quando ir: Nos fins de semana, para ver o parque pulsar 24h, e de segunda a sexta, para curtir com tranquilidade.
Serviço: Avenida Pedro Álvares Cabral, portões 3 (para carros, com venda de Zona Azul no local) e 10 (para pedestres); Avenida República do Líbano, 1158, portão 8; e Avenida IV Centenário, portão 6 (ambos para pedestres), 5573-4180. Grátis. 2ª a 6ª, das 5h às 0h, sábado e domingo, funciona 24h. parquedoibirapuera.com