1/12 Modelos usados em guerras, como o Messerschmitt BF 109 G-4, são uma das atrações do Museu TAM (Divulgação)
2/12 Avião modelo Messerschmitt BF 109 G-4 Trop, exposto no Museu TAM, a principal atração de São Carlos (SP) (Marcio Jumpei)
3/12 Museu da TAM expõe cerca de 70 aviões diferentes e tem simuladores de voo (Divulgação)
4/12 O Espaço TAM Kids diverte crianças com brinquedos inspirados em aeronaves (Marcio Jumpei/Divulgação)
5/12 Réplicas dos primeiros aviões inventados também têm lugares especiais no hangar do Museu (Marcio Jumpei/Divulgação)
6/12 Réplica do 14-Bis, o avião criado pelo brasileiro Santos Dumont (Marcio Jumpei/Divulgação)
7/12 O avião Republic P-47D Thunderbolt, também conhecido como "Jug", foi usado pela Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (Divulgação)
8/12 O bimotor turbohélice De Havilland DHC-5 Buffalo é um modelo canadense e foi usado pela Força Aérea brasileira nos anos 60 e 70 (Marcio Jumpei/Divulgação)
9/12 O modelo Vought F4U-1 Corsair voou pela primeira vez em 1940; o avião foi usado pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coréia (Marcio Jumpei/Divulgação)
10/12 Com apenas dois lugares, o pequeno britânico Miles M.2H Hawk voou pela primeira vez em 1934 (Marcio Jumpei/Divulgação)
11/12 Sala de exposição do museu expõe a história da aviação com painéis interativos (Divulgação)
12/12 Durante as férias escolares, o Museu TAM é uma opção divertida para crianças (Divulgação)
Na chegada ao Museu TAM, tudo remete a uma viagem de avião: a bilheteria segue o padrão dos guichês de check-in dos aeroportos, e o túnel de entrada tem sonorização que remete ao momento da decolagem.
Um hangar abriga 81 aeronaves – mais da metade delas ainda em condição de voar. Algumas estão em cenários que reproduzem os locais onde foram usadas, como o Corsair americano da Segunda Guerra, ambientado numa praia do Pacífico.
Um computador mostra o espaço aéreo em tempo real, com som ao vivo da sala de controle do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. E o espaço kids tem jogos, simuladores e miniavião.
Para os mais curiosos, o museu disponibiliza ilhas com guias eletrônicos para consulta – numa delas, há detalhes sobre a física de um voo.