Museu de Arte do Rio/MAR
Uma gigantesca cobertura de cimento une dois prédios de estilos arquitetônicos totalmente diferentes: o eclético Palacete Dom João VI e uma construção modernista, que originalmente funcionou como terminal rodoviário. O passeio começa no terraço deste prédio, com vista para a zona portuária; em seguida, o visitante percorre os quatro andares do Palacete, que abrigam exposições temporárias e obras do acervo permanente – documentos, aquarelas de Santiago Calatrava e uma escultura de Aleijadinho.
Por que é 5 estrelas? Além da arquitetura e do acervo, tem quatro andares de exposição, com um piso destinado a mostras sobre o Rio e outro só para arte contemporânea.
Preste atenção: Vai-se de um prédio a outro por um extenso e estreito corredor branco, com uma janela ao fundo – ao percorrê-lo, parece que você caminha bem direção ao mar.
A melhor foto: É permitido fotografar quase todo o acervo. Mas o clique mais bonito é do terraço: dá para enquadrar a cobertura ondulada que une os dois prédios, a zona portuária e a ponte Rio-Niterói.
Tempo de visita: Duas horas.
Quando ir: O ano todo. Às terças, a entrada é gratuita.
Serviço: Praça Mauá, 5 (Centro); 2203-1235. R$ 8. Não há guias.