2/8 Antiga capital do estado fluminense, Niterói (rj) surpreende com belas praias de mar aberto, pelo conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, com destaque para o MAC, e pelos hotéis que abriga. (Divulgação)
3/8 Museu de Arte Contemporânea (MAC), projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro. (Ana Paula dos Santos Magalhães, Rio de Janeiro, RJ)
4/8 Museu de Arte Contemporânea (Daniel Marques/Divulgação)
5/8(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
6/8 Museu de Arte Contemporânea (Daniel Marques)
7/8 A ideia do formato do Museu de Arte Contemporânea (MAC) surgiu a partir da necessidade de construir um museu em uma área estreita, no alto do Mirante Boa vista, em Niterói (RJ) (Andre Nazareth/Agência Strana)
8/8(Mario Roberto Durán Ortiz/Wikimedia Commons)
A construção exemplifica várias tendências do trabalho de Oscar Niemeyer, que projetou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ) no início dos anos 90 com uma base cilíndrica de 9 metros de diâmetro que dá um jeitão de “disco voador” ao edifício.
Para o autor, a arquitetura do prédio descortina-se de maneira “espontânea como uma flor” e aproveita de maneira magistral a bela vista para o mar, valorizada no segundo pavimento, repleto de janelas, e na praça externa.
O acervo, com obras de artistas contemporâneos, é pequeno – mas, ainda assim, está à altura do projeto, com quadros de Jorge Guinle e Lygia Clark, esculturas de Amílcar de Castro e Iberê Camargo, além de instalações de Hélio Oiticica.