Flutuação no Rio da Prata







Embora Bonito leve toda a fama, a melhor flutuação da região fica a mais de 50 km da cidade, na nascente Olho D’água, com a maior variedade de peixes entre os rios locais – há mais de 50 espécies catalogadas. Durante o percurso (1,4 km) nadam ao seu lado dourados gigantes, famílias de pacus, cardumes de piraputangas e curimbas (também conhecidos como papa-terras).
Por que é 5 estrelas? – Reúne as características ideais para a flutuação (água cristalina, solo rico em sedimentos calcários e vegetação ciliar protetora), além de conter a maior quantidade de peixes entre as nascentes da região.
Preste atenção – Perto do segundo trecho do passeio há uma parada para observar um grande afloramento do lençol freático, chamado de “vulcão” pelos guias. A água jorra com muita intensidade e remexe toda a areia do solo do rio.
A melhor foto – Alugue uma caixa estanque para a sua máquina fotográfica no receptivo da fazenda, pois aqui não há fotógrafos acompanhando a flutuação. Os dourados e as piraputangas sempre rendem bons cliques.
Tempo de visita – Uma caminhada fácil de 40 minutos abre o passeio. E a flutuação é dividida em duas partes: a primeira (30 minutos) vai da cabeceira do rio até uma corredeira. Dali, todos saem da água e caminham cinco minutos até a atividade recomeçar (mais 20 minutos).
Serviço – BR-267 para Porto Murtinho (Fazenda Cabeceira do Prata), km 515, a 54 km de Bonito. R$ 152 (flutuação); R$ 180 (flutuação e almoço).