Estádio do Maracanã

Endereço: Rua Professor Eurico Rabelo, s/n, Portão 18 - MaracanãTraçar rota

Telefone: (21.0) 98871-3950

Site: http://www.suderj.rj.gov.br

Guia Quatro Rodas: starsstarsstarsstarsstarsDe algum interesse

O Maracanã é gigante em história. Didi foi o primeiro a balançar a rede, no jogo de inauguração, em 1950; Zico é o artilheiro, com 333 gols em 435 disputas; e foi ali que Pelé marcou seu milésimo gol, em 1969. Depois de quase três anos em reforma, foram instalados 1 560 painéis de energia solar e dispositivos de reutilização de água da chuva, seguindo normas de sustentabilidade da LEED (Leardership in Energy and Environmental Design).

As arquibancadas, com cadeiras azuis, amarelas e brancas (que, junto com o verde do gramado, formam as cores da bandeira brasileira), ficam a partir de 14 m do campo – há cobertura para 96% dos assentos. Em 1950, no mesmo estádio, o Brasil perdeu a final do mundial para o Uruguai. Em 13 de julho de 2014, quando os olhares se voltarem outra vez para seu gramado numa final de Copa, o país inteiro aguardará um final mais feliz. 

Datas e números

•Jogo inaugural: Seleção Carioca 1 x 3 Seleção Paulista, em 16 de junho de 1950

•Recorde de público: 199 854 espectadores (Brasil 1 x 2 Uruguai, em 16 de julho de 1950)

•Capacidade atual: 73 531 lugares

•Custo da reforma: 808,4 milhões de reais

•Jogos na Copa do Mundo de 2014:

-Primeira fase:

Argentina x Bósnia (15/06)

Espanha x Chile (18/06)

Bélgica x Rússia (22/06)

Equador x França (25/06)

-Oitavas de final

27/06, sexta-feira

-Quartas de final

4/07, sexta-feira

-Final

13/07, domingo

DICAS DO GUIA 4 RODAS

Onde ficar:

Hospedar-se nos arredores do estádio é estar longe das praias e ainda sofrer com as ruas interditadas em dias de jogo. O ideal é ficar perto do metrô: se não quiser perder o burburinho nas areias da Zona Sul, escolha hotéis em Ipanema e Copacabana. Se o interesse for por visitar atrações históricas, fique no confortável Novotel, no Centro, ou no Ibis Santos Dumont, próximo ao aeroporto.

Points da torcida

Entre os locais tradicionais para assistir às partidas estão os bares da Praça Varnhagen, nos arredores do Maracanã, as unidades da Cobal – em Humaitá (Rua Voluntários da Pátria, 448) e no Leblon (Rua Gilberto Cardoso, s/n) – e os botecos da Rua Alzira Brandão (ou “Alzirão”), na Tijuca, que fechará para carros em dias de jogos do Brasil.

Onde fazer compras

Os quatro grandes clubes da cidade (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) têm lojas de material esportivo em suas sedes. A rede Liga Retrô vende camisas de equipes nacionais e estrangeiras em versão vintage (geralmente em malha, com gola polo e brasões antigos). Há seis endereços na cidade, um deles no Centro (Rua Senador Dantas, 118, Loja F; 2220-3072).

 

Sobre o estabelecimento

Horário de funcionamento

9h às 19h

Estacionamento

Sem estacionamento

Mapa

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.