Círio de Nazaré

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsSem classificação

A primeira procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré ocorreu em Belém, em 1793. De lá para cá, o Círio de Nazaré tornou-se uma das principais manifestações religiosas do país, considerada patrimônio cultural.

Os festejos têm início no segundo fim de semana de outubro. Na sexta-feira, a imagem é levada aos municípios de Marituba e Ananindeua, num percurso de 55 quilômetros.

No sábado, segue até o distrito de Icoaraci, de onde parte a romaria fluvial conhecida como Círio das Águas. Na chegada de barco à capital, é recepcionada por motociclistas, que a escoltam até o Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata. À noite, após a missa, uma nova comitiva conduz a imagem à Catedral da Sé, com milhares de devotos segurando velas.

No domingo, o Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral, às 5h30. E por volta das 7h tem início a procissão, que percorre as ruas de Belém até a Basílica de Nazaré, a 3,5 quilômetros.

Cerca de dois milhões de fiéis lotam as ruas para acompanhar esse trajeto – os romeiros se espremem para conseguir segurar um pedacinho da corda de 400 m que acompanha o cortejo.

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s