Centro Histórico

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsMuito interessante

Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001, o Centro Histórico da antiga Vila Boa de Goiás proporciona uma verdadeira volta ao passado. Para entrar no clima da cidade, a melhor dica é caminhar sem pressa.

O ponto de partida pode ser a Casa de Cora Coralina, a poetisa-doceira que tão bem cantou as cores e sabores de sua terra. Pertinho dela ficam as igrejas do Rosário, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora D’Abadia – entre uma e outra, faça uma visita às doceiras e prove os deliciosos quitutes que fazem a fama de Goiás.

Cruzando o Rio Vermelho você encontra a Igreja São Francisco de Paula, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, onde funciona o Museu de Arte Sacra, e o Palácio Conde dos Arcos.

O passeio pode se estender um pouco mais subindo a ladeira que leva à Praça Brasil Caiado, onde estão preservados monumentos como o Quartel do 20, do século 18 (assim chamado porque abrigou o vigésimo batalhão do Exército, que lutou na Guerra do Paraguai), onde hoje funciona uma escola, e o chafariz da Boa Morte (1778), também conhecido como “chafariz de Cauda”.

Se ainda tiver pique, logo acima fica o museu das Bandeiras, com acervo que conta um pouco da história dos bandeirantes. Vale saber que os horários das igrejas são irregulares (as visitas dependem da presença de voluntários).

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.