Centro Histórico

Por Da Redação 2 out 2012, 03h27

Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001, o Centro Histórico da antiga Vila Boa de Goiás proporciona uma verdadeira volta ao passado. Para entrar no clima da cidade, a melhor dica é caminhar sem pressa.

O ponto de partida pode ser a Casa de Cora Coralina, a poetisa-doceira que tão bem cantou as cores e sabores de sua terra. Pertinho dela ficam as igrejas do Rosário, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora D’Abadia – entre uma e outra, faça uma visita às doceiras e prove os deliciosos quitutes que fazem a fama de Goiás.

Cruzando o Rio Vermelho você encontra a Igreja São Francisco de Paula, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, onde funciona o Museu de Arte Sacra, e o Palácio Conde dos Arcos.

O passeio pode se estender um pouco mais subindo a ladeira que leva à Praça Brasil Caiado, onde estão preservados monumentos como o Quartel do 20, do século 18 (assim chamado porque abrigou o vigésimo batalhão do Exército, que lutou na Guerra do Paraguai), onde hoje funciona uma escola, e o chafariz da Boa Morte (1778), também conhecido como “chafariz de Cauda”.

Se ainda tiver pique, logo acima fica o museu das Bandeiras, com acervo que conta um pouco da história dos bandeirantes. Vale saber que os horários das igrejas são irregulares (as visitas dependem da presença de voluntários).

Publicidade