1/8 A Basílica e Mosteiro de São Bento é a igreja mais rica de Olinda (PE) e ostenta um belo altar de madeira entalhado em estilo barroco, revestido com 28 kg de ouro (Valdemir Cunha)
2/8 Na fachada da Basílica, chamam a atenção o brasão e a torre com sino, construída do século 18 (Passarinho/Prefeitura de Olinda/Divulgação)
3/8 A fachada da Basílica não tem um estilo definido, por ter sido destruída pelos holandeses e reconstruída pelos portugueses ()
4/8 Há dois altares dentro da igreja: o da esquerda fica no andar superior. Repare que nesse, o Cristo está virado de costas para o altar principal. Na época da colônia, os mais ricos assistiam à uma missa restrita, com altar próprio, no andar superior. Já no andar do piso inferior da Basílica fica o altar da foto à direita, decorado no estilo barroco, com madeira revestida de ouro (Passarinho/Prefeitura de Olinda/Divulgação)
5/8 Os painéis da sacristia do convento retratam a vida penitente de São Bento, padroeiro do Mosteiro e da Basílica (Passarinho/Prefeitura de Olinda/Divulgação)
6/8 Dentro do mosteiro, o visitante encontra móveis ricamente ornamentados com talhas douradas, espelhos de cristais e pinturas (Passarinho/Prefeitura de Olinda/Divulgação)
7/8 Monge guarda a entrada da Basílica e do Mosteiro, que fica num prédio anexo ao da igreja (Passarinho/Prefeitura de Olinda/Divulgação)
8/8 Estátua de São Bento decora nicho na entrada do mosteiro, em Olinda (PE) (Passarinho/Prefeitura de Olinda/Divulgação)
A mais rica igreja de Olinda ostenta um belo altar de madeira entalhado em estilo barroco, revestido com 28 kg de ouro. Para completar o suntuoso conjunto há seis tribunas laterais cobertas por dosséis dourados e luxuoso mobiliário.
Repare na Via Sacra alemã de madeira e gesso, em alto relevo, e no Cristo Crucificado que fica no coro, de costas para o altar – para ver a imagem de frente através das janelas, siga para as laterais do pátio. Durante a missa de domingo, às 10h, há apresentações de canto gregoriano.