Alambiques

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsMuito interessante

Paraty foi a grande produtora de cachaça no Brasil Colônia e no Império – os mineiros, hoje mestres na matéria, teriam aprendido os segredos da bebida quando passavam por aqui, transportando ouro.

Há sete alambiques principais. O Coqueiro (BR-101 para Ubatuba, km 583, 3371-0016), o mais antigo, é tocado pela mesma família há cinco gerações. O Corisco (acesso pelo km 577 da BR-101 para Ubatuba, 3371-0894), um dos mais famosos, caracteriza-se pelas cachaças fortes. No Engenho d’Ouro (Estrada para Cunha, km 8, 99905-8268), onde a cachaça é envelhecida em jequitibá, o alambique faz parte de um conjunto que inclui restaurante e uma casa de farinha. A Paratiana (Estrada da Pedra Branca, km 1, 3371-6329), da cachaça Gabriela (com cravo e canela), é de um jovem conhecido como Casé, dono de quase todos os armazéns que comercializam a bebida na cidade. No quesito organização, nenhum se compara ao Pedra Branca (Estrada da Pedra Branca, km 1, 97835-4065). Bem-estruturado, tem uma loja que vende os doces Pequetita e, claro, cachaças (a envelhecida Pedra Branca foi eleita em 2011 a melhor do país no evento Expocachaça, em São Paulo). No Maré Cheia (Estrada do Jacu, 3371-9377) a cachaça é do tipo “boa pro santo”, mais popular. Para fechar o tour, agende um horário para conhecer a mais artesanal de Paraty, a Maria Izabel (acesso pelo km 568 da BR-101 para o Rio de Janeiro, 99999-9908).

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s