Fontes de água em Roma serão desligadas pela 1ª vez em 200 anos

Autoridades de Roma decidem cortar o fornecimento de água das "nasonis", principais fontes de água potável da cidade, por causa da seca na Itália

Mais de 2800 fontes de água da cidade de Roma estão sendo desligadas gradualmente desde a tarde desta segunda-feira (3). A medida foi tomada após o registro de queda do nível de água do Lago Bracciano, uma das principais fontes de água da cidade, nas últimas semanas.

Essa é a primeira vez que as “nasonis” (também conhecidas como”big noses”ou “grande narizes” em tradução literal) são desligadas desde que foram instaladas, em 1874. As fontes romanas provinham água potável gratuitamente para moradores e turistas, e elas eram amplamente utilizadas durante o verão – que acabou de chegar à Europa.

Paolo Saccani, responsável pela companhia que cuida das fontes da cidade, afirmou: “nós sabemos perfeitamente da inconveniência que isso vai causar, mas é devido a grande seca”.

A decisão tem provocado críticas dos moradores da região e turistas que veem as fontes como grande símbolo da cidade. Grupos de moradores preocupam-se com o fato de que o desligamento das fontes irá forçar as pessoas a comprarem água engarrafada em lojas e bares, que vão aproveitar a demanda para vendê-la por preços mais caros.

Essa não é a primeira mudança que impacta o turismo que a prefeitura de Roma faz neste ano. Recentemente, uma nova lei que proíbe nadar, escalar e sentar no mármore das fontes foi aprovada pela prefeitura da cidade.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s