EUA pode começar a exigir senha de Facebook para quem pedir visto

"Se não quiserem cooperar, que não venham para cá", disse John Kelly, que anunciou medida de pedir senhas e histórico de internet dos visitantes

O novo secretário do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, John Kelly, afirmou nesta terça-feira (7) que os consulados e embaixadas do país podem passar a exigir as senhas do Facebook e de outras redes sociais das pessoas que solicitarem o visto estadunidense.

O objetivo da medida, segundo o secretário, é de reforçar o controle sobre os visitantes e negar a concessão do visto para quem, através das atitudes nas redes sociais, represente uma ameaça à segurança do país. Além das senhas das redes sociais, os funcionários do governo ainda podem pedir o histórico de navegação na internet.

A exigência da senha deve passar a ser implementada primeiramente nos sete países de maioria muçulmana que o novo governo insiste em classificar seus cidadãos como perigosos. São eles: Irã, Síria, Líbia, Iraque, Somália, Sudão e Iêmen.

“Se eles não quiserem cooperar, então que não venham para cá”, disse o secretário. Até agora, a ideia não foi posta em prática. “Essas são as coisas que estamos tramitando. Mas do lado de lá nós podemos pedir esse tipo de informação e se eles realmente quiserem vir para a América (sic), então eles vão cooperar. Se não, próximo da fila”.

Kelly, que estava na campanha de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos, foi nomeado no último dia 20 e será o principal responsável pela construção do muro na fronteira do país com o México.

Os sete países muçulmanos entraram na lista de nacionalidades banidas de imigrar ou se refugiar nos Estados Unidos em um decreto assinado por Trump no dia 27 de janeiro. O decreto está suspenso temporariamente por ordem jurídica.

Presidente dos Estados Unidos acena em foto com o sinal de "joinha"

Donald Trump curtiu essa ideia (Gage Skidmore/Wikimedia commons)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s