12 razões para querer estar na Costa Amalfitana agora

O mar, as curvas, as delícias e os recantos de Amalfi, Ravello e Positano, as cidades da Costa Amalfitana, na Itália

O século 9 marca o início dos “séculos azuis” na Itália. Em plena Idade Média, cidades costeiras começaram a se desenvolver graças ao comércio marítimo. A prosperidade econômica trouxe independência política, e as chamadas Repúblicas Marítimas, termo cunhado no século 19 para denominar as cidades de Amalfi, Pisa, Gênova e Veneza, mantiveram forte intercâmbio com países não europeus enquanto os outros Estados do continente ainda permaneciam em suas próprias fronteiras. A autonomia das repúblicas durou até o século 18, quando duas das últimas cidades livres sucumbiram a Estados mais fortes.

A primeira a tornar-se independente (e a primeira a cair, três séculos mais tarde) foi Amalfi, no ano 839, que, em seu auge, tinha 70 mil habitantes, número extraordinário e meio inacreditável para quem visita a diminuta cidade hoje (segundo o último censo italiano, de 2010, menos de 6 mil pessoas vivem na comuna). Há pouco para se ver daquela época por lá: um terremoto varreu para o mar construções e moradores em 1343. Até hoje, pescadores encontram pedaços da cidade antiga no mar, e pesquisadores das universidades de Salerno e Nápoles acreditam que um verdadeiro tesouro arqueológico ainda se esconde sob as águas.

Veja um roteiro por Amalfi, Positano, Ravello e outros tesouros escondidos em suas encostas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s