Albufeira

Site: http://www.cm-albufeira.pt

População: 40.000 hab

Fuso horário: +3h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Lisboa 258 km, Sintra 279 km, Viana do Castelo 604 km, Barcelos 591 km, Faro 45 km, Albufeira 509 km, Évora 203 km, Cascais 279 km

Primeiro, os romanos a batizaram de Baltum. Depois, vieram os árabes e lhe deram o nome de Al-buhera (na tradução, pequena do mar). A cidade foi um dos territórios do Algarve que se mantiveram por mais tempo sob posse dos árabes, protegida por muralhas e fortificações quase invioláveis. As heranças dos mais de cinco séculos de domínio mouro resistiram ao tempo e se refletem hoje no avanço das técnicas agrícolas, na arquitetura do centro antigo e nas influências linguísticas. Em 1755, um terremoto provocou uma onda gigante que dizimou quase toda a população, deixando apenas 27 casas de pé. Mal se recuperou da tragédia, a cidade foi novamente devastada pela guerra civil entre liberais e absolutistas, que cercaram o povoado e o incendiaram. O renascimento só veio na década de 60, quando Albufeira despertou o interesse de turistas britânicos, apaixonados pela pintura expressionista de João Bailote, pelas 23 praias de água cristalina e pelo agito da noite da região. Para celebrar a boa fase, 25 mil pessoas se reuniram na Praia dos Pescadores no Réveillon de 2010 e realizaram o maior brinde do mundo. Saúde!

Como chegar

É mais fácil chegar a Albufeira a partir de Faro, capital do Algarve e cidade muito próxima. Trens partem das estações Gare do Oriente/Lisboa e Campanhã/Porto (www.cp.pt), mas há poucas opções de horário. Ônibus partem de hora em hora da rodoviária de Sete Rios/Lisboa e da de Campanhã/Porto. De carro, de Lisboa, são 278 quilômetros até Faro, pela A-2 e depois pela Via do Enfante. De Porto são 580 quilômetros, pelas mesmas rodovias.

A TAP (www.tap.pt) realiza voos diários entre Lisboa e Faro, com a duração aproximada de 40 minutos. Chegando em Faro, são 43 quilômetros até Albufeira, distância que pode ser coberta de carro, trem ou ônibus.

Informações ao viajante

Línguas: Português

Saúde: Para entrar em Portugal, nenhuma vacina é obrigatória.


Melhor época para visitar: As estações mais agradáveis em Portugal são a primavera (especialmente os meses de abril e maio) e o finalzinho do verão (setembro). Em agosto tudo fica mais caro e concorrido, porque é época de férias na Europa. Mas é claro que é uma época ótima para curtir as praias no Algarve.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s