6 atrações secretas e curiosas de Roma

Por trás dos grandes pontos turísticos, a capital italiana esconde passagens, ilusões de ótica e lendas intrigantes

1. Il Buco Della Serratura

Literalmente “o buraco da fechadura”, a atração fica na Piazza dei Cavelieri di Malta, não muito distante do Circus Maximus. Trata-se do antigo portão de um convento, cuja fechadura permite espiar a cúpula da Basílica de São Pedro.

O mais curioso é que o domo aparece bem encaixadinho, como se estivesse emoldurado.

2. Via Niccolò Piccolomini

Quase desconhecida pelos turistas, essa rua também tem vista para a Basílica de São Pedro. Aqui, a graça está em uma ilusão de ótica causada pelo posicionamento dos demais edifícios.

Funciona assim: quanto mais você vai em direção a cúpula, menor e mais distante ela aparece. Indo na direção contrária, para longe da igreja, ela vai ficando cada vez maior e mais próxima.

Dá para entender melhor assistindo ao vídeo:

3. Prospettiva del Borromini

Dentro da Galleria Spada, que abriga uma vasta coleção de obras de arte, fica essa outra pérola da ilusão de ótica.

A tal a “perspectiva de Borromini” consiste em um corredor que parece ser bem maior do que realmente é – tudo devido a um truque no tamanho das colunas e no piso ascendente.

Observe, no vídeo abaixo, que no final do corredor o homem é praticamente do tamanho da coluna:

4. Bocca della Verità

Dentro da Basílica de Santa Maria in Cosmedin, há uma placa de mármore esculpida de 1,80 metro de diâmetro. Estudiosos afirmam que ela pode ter sido a tampa de um bueiro ou a representação de uma antiga divindade fluvial.

Teorias à parte, é tradição entre os turistas colocar a mão dentro da boca da escultura. Diz a lenda que, caso a pessoa seja mentirosa, a pedra se fechará sobre a mão, prendendo-a.

A “boca da verdade” também protagonizou uma cena fofa de A princesa e o plebeu, com Audrey Hepburn:

5. Via Arco dei Banchi

Ligando a Via Paola com a Via del Banco di Santo Spirito, a poucos passos do rio Tibre, há um arco antigo sobre uma pequena passagem de pedra. Ao passar por ele, olhe para cima: você verá um céu cheio de estrelas pintado no teto.

6. Arco di Grottapinta

Outra passagem quase secreta, o “arco da gruta pintada” recebeu esse nome porque seu interior é praticamente uma mini galeria de arte, com afrescos no teto e nas paredes que foram restaurantes recentemente.

Também conhecido como Passetto del Biscione, o corredor une a Piazza del Biscione com a Via di Grottapinta. Acredita-se que a construção seja um remanescente do antigo Teatro da Pompeia, que foi construído entre 61 e 55 a.C.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Diario Romano

(Diario Romano/Reprodução)

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s