A capital aposta em atrações gastronômicas e culturais - essas últimas concentradas na região revitalizada de Recife Antigo. Mas também merece destaque o cinema, que transformou endereços da cidade em pontos de interesse.
Outro clássico da capital pernambucana é o passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe, com saídas diurnas e noturnas. Mas há ainda roteiros pelo mar, até praias vizinhas e para fazer mergulhos de cilindro.
Mais que um bate e volta a partir de Recife ou sinônimo de Carnaval, Olinda é um polo cultural e tem uma cena artística que acontece o ano todo. Destaque para os ateliês de artesanato, casario colonial e igrejas barrocas.
Entre os destinos de praia mais amados do Brasil, Porto de Galinhas é famosa pelo seu conjunto de recifes próximo da orla. Hoje, ele divide atenção com os passeios de bugue e as atividades dos resorts.
É na cidade que acontece uma das maiores festas de São João do país, com direito a quadrilhas de até quatro mil pessoas. Outra atração é a gigantesca Feira de Caruaru, que vende de tudo um pouco ao longo do Parque 18 de Maio, incluindo artesanato local.
Às margens do Rio São Francisco, a cidade tem duas formas distintas de agradar o paladar. A primeira são as receitas feitas com bode, herança da tradição sertaneja, e a segunda são as vinícolas, que fazem tours e degustações.
As principais atrações estão reunidas na Praia de Forte Orange, que guarda o forte de mesmo nome construído pelos holandeses em 1631. Mas há outras praias mais tranquilas e quase desertas, como a do Fortinho.
Além da beleza superlativa da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e da Praia do Leão, Noronha também é palco para mergulhos com tartarugas-marinhas e navegações ao lado de golfinhos.