São mais de 30 praças e parques na capital paranaense, além de seus cartões-postais, como o Teatro Ópera de Arame, o Centro Histórico, o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico.
É possível conhecer o centro de Curitiba em um passeio a pé a partir do Largo da Ordem. No entorno, casarões e igrejas do século 18 contam a história da cidade e abrigam museus.
Cartão-postal de Curitiba, jardins franceses precedem a estufa de vidro com espécies da Mata Atlântica. Jardim das Sensações, Museu Botânico e Galeria das Quatro Estações são outras áreas do parque.
No local de duas antigas pedreiras de Curitiba, o parque é dividido em duas partes. Na alta há um mirante e jardins, enquanto a baixa possui lagos, cachoeira artificial e um túnel escavado na rocha.
Ainda na capital, o Barigui tem um grande lago cercado por áreas de convivência e pistas de caminhada. Já o Parque Tingui tem ciclovia, bosque e o Museu Ucraniano, com a réplica de uma igreja eslava.
Também chamado de “Museu do Olho”, o museu em Curitiba possui uma área dedicada ao arquiteto e um acervo de arte contemporânea e modernista, além de exposições temporárias.
O teatro está na cratera de uma pedreira desativada em Curitiba. Uma passarela suspensa sobre um lago leva até a estrutura de metal que sustenta as paredes e o teto transparentes do auditório.
O mais belo passeio de trem brasileiro deixa Curitiba, desce a Serra do Mar e, três horas depois, termina na histórica Morretes - onde turistas costumam almoçar um barreado, prato típico da região.
A 120 quilômetros da capital, esse destino integra um parque de preservação da Mata Atlântica. Não há carros nem iluminação pública, e as grandes atrações são as praias, boas para banho e para o surfe.
Essa vila na Ilha do Mel tem acesso facilitado para a porção norte da ilha, onde estão as praias da Fortaleza, do Farol e de Fora (essa última com boas ondas para o surfe), e às atrações históricas.
Outra vila da Ilha do Mel, esta possui um público mais jovem e a Praia de Fora das Encantadas, com ondas fortes e costão rochoso, combinação que originou a instagramável Gruta das Encantadas.
No Parque das Cataratas as quedas d’água compõem uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Outras atrações da cidade são a Hidrelétrica de Itaipú, o Parque das Aves e a Tríplice Fronteira.
As plataformas e mirantes oferecem vários ângulos das cachoeiras. No Macuco Safári, uma lancha parte rumo ao Salto Três Mosqueteiros, onde visitantes veem as cataratas de baixo.
No tour panorâmico, os ônibus param no Mirante Central para a observação do vertedouro e seguem para o alto da barragem. Na visita especial há paradas também no interior da usina.
Ótimo programa para fazer junto com as cataratas, especialmente para as famílias. Em uma hora percorre-se os vários viveiros com 143 espécies não só de aves, como também de répteis.
A atração marca o encontro dos rios Iguaçu e Paraná, na Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai - destinos comuns de bate-e-volta a partir de Foz do Iguaçu.