Tudo sobre Mato Grosso

A natureza dita o ritmo da viagem entre a bicharada do Pantanal Norte, as montanhas da Chapada dos Guimarães e os rios cristalinos de Nobres

Cuiabá

Mais do que um ponto de partida para explorar as belezas naturais do estado, a capital serve de introdução para a culinária típica mato-grossense, com raízes pantaneiras e indígenas. 

MATO GROSSO

Poconé

Essa cidade é a base estratégica do Pantanal Norte. Além de contar com boa infraestrutura de hotéis, o local marca o início da Transpantaneira.

MATO GROSSO

Pantanal Norte

O Pantanal é uma das maiores planícies inundáveis do planeta. No trecho Norte, um dia perfeito consiste em percorrer a Transpantaneira para ver jacarés na beira dos rios e revoadas de pássaros.

MATO GROSSO

Essa é uma rodovia fundamental para entender o Pantanal: com 145 km de cascalho e terra batida, ela se alonga entre campos abertos, matas e aterros que represam as águas - são 122 pontes!

MATO GROSSO

Transpantaneira

Passeio de barco

No fim de tarde, passeios de barco circulam pelos rios Claro e Pixaim à procura de ariranhas e antas, além das aves gavião-belo, jacutinga e martim-pescador, que o guia aponta nas árvores.

MATO GROSSO

Pescaria

De outubro a fevereiro, a pesca é proibida por causa da piracema, o período de reprodução dos peixes. Mas, no resto do ano, barcos-hotel circulam pelo Pantanal focados na pesca recreativa.

MATO GROSSO

Comida típica

Os peixes do Pantanal estão em quase todos os cardápios. Pintado e pacu são os mais nobres pelas carnes saborosas: os preparos mais especiais são feitos com a ventrecha, que é a posta logo após a cabeça.

MATO GROSSO

Nobres

A cidade é um ótimo destino para mergulho e flutuação, pois tem rios cristalinos cheios de peixes, além de grutas e cachoeiras. As principais pousadas e atrativos ficam na região da Vila Bom Jardim.

MATO GROSSO

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional fica no alto dos paredões de rocha alaranjados, a 69 km de Cuiabá. Há uma variedade de atrações, incluindo quedas d’água, mirantes e sítios arqueológicos.

MATO GROSSO

Cachoeiras

O Véu da Noiva é o cartão-postal da Chapada dos Guimarães, mas existem muitas outras dignas de nota ao longo do Circuito das Cachoeiras. Trekkings também levam à Vale do Rio Claro e Cidade das Pedras.

MATO GROSSO

Cavernas

Aroe Jari é a maior gruta de arenito do país, com 1 550 metros de extensão. Na região, é possível ver araras, periquitos e papagaios e, com sorte, veados, lobos-guará e tucanos, entre outros animais locais.

MATO GROSSO

Leia tudo sobre
Mato Grosso