Mar verde-água, poucas ondas, areia branquinha, coqueirais e piscinas naturais cristalinas. Mesmo com poucos resorts de luxo, Alagoas tem características que lembram as praias caribenhas.
Na capital, esqueça todos os dissabores nas três belas praias – Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca – que ocupam 6 km de orla arborizada, com ciclovia, calçadão, barracas e piscinas naturais.
O passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara é uma das principais atrações da capital. Definidas pelas tábua de marés, as saídas podem ser nas primeiras horas da manhã ou no fim do dia.
Com pouco mais de 20 km, o trecho formado por Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras tem praias cênicas. Dali saem passeios para ver o peixe-boi marinho.
A maioria das pousadas fica perto da areia, tem atendimento acolhedor e foca nos casais. E, como há poucas opções de alimentação, muitas têm seus próprios restaurantes.
As Galés de Maragogi, famoso conjunto de piscinas naturais a 6 km da costa, são a grande atração local. As formações podem ser visitadas durante a maré baixa – o que não ocorre todos os dias.
Para não voltar frustrado das piscinas naturais, consulte os horários das marés e saia quando ela estiver baixa. O passeio é garantido nas luas nova e cheia.
A principal iguaria é o sururu ou siriri, molusco encontrado nas mesas da cidade com leite de coco, como entrada, em caldinhos e na composição de pratos com peixe.