Summit One Vanderbilt

Conheça o novo observatório de Nova York, que combina instalações artísticas com elevadores de chão transparente 

O skyline de Nova York já era disputado por outros observatórios, como o Empire State Building e o Top of the Rock. Porém, o Summit está longe de ser só mais um mirante na Big Apple.

SUMMIT ONE VANDERBILT

O Summit está instalado no One Vanderbilt, o quarto prédio mais alto da cidade. Ele fica ao lado da Grand Central Terminal, a luxuosa estação ferroviária.

SUMMIT ONE VANDERBILT

O seu maior diferencial é a instalação quase psicodélica "Air", do artista Kenzo Digital - o mesmo responsável pelos clipes de Beyoncé e Kayne West.

SUMMIT ONE VANDERBILT

A instalação é dividida em três espaços. Uma com enormes espelhos sobrepostos, outra com espelhos circulares que se refletem infinitamente, e o último preenchido com lúdicos balões espelhados.

SUMMIT ONE VANDERBILT

O Summit tem ainda a estação "Levitation", onde cabines com chão de vidro se debruçam para fora dos limites do prédio, a 324 metros de altura.

SUMMIT ONE VANDERBILT

Quer mais emoção? Pagando alguns dólares a mais no ingresso, é possível embarcar em um elevador com chão de vidro à la Willy Wonka, o “Ascent”.

SUMMIT ONE VANDERBILT

O último andar guarda o "Après", um bar com um lounge coberto e um terraço ao ar livre. A experiência inclui mais janelões de vidro e a gastronomia ficou por conta do restaurateur Danny Meyer.

SUMMIT ONE VANDERBILT

As instalações de Kenzo Digital valorizam e de certa forma reproduzem as paisagens do entorno. A intenção do artista com Air era de prestar uma homenagem a tudo que Nova York é e pode ser.

SUMMIT ONE VANDERBILT

Fora o caráter artístico, o Summit tem como diferencial a vista para os mirantes concorrentes, além do Chrysler Building, do prédio da ONU, do Central Park e do Hudson River.

SUMMIT ONE VANDERBILT

Para visitá-lo, nada de sapatos que possam riscar os pisos de vidro. Evite também roupas que possam revelar mais do que deveriam nos espelhos no chão e leve óculos de sol.

SUMMIT ONE VANDERBILT

Leia a matéria completa