A cidade onde Dom Pedro II passava seus verões ainda tem muitos palácios. Visite o Museu Imperial, instalado no palacete da nobreza, e o Mausoléu Imperial na Catedral de São Pedro de Alcântara.
Inclua no roteiro o museu da Cervejaria Bohemia, na antiga fábrica de 1853, e uma foto em frente ao Palácio de Cristal. Por fim, vá à casa do aviador Santos Dumont ver algumas de suas invenções.
A rota mais curta e sinuosa de Petrópolis a Itaipava tem um visual incrível das montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. No caminho, vale o desvio no distrito de Corrêas.
Outra forma de chegar à Itaipava, um reduto da boa gastronomia, é pela BR-040, onde a Serra dos Órgãos não dá as caras, mas não faltam montanhas. A Pedra Bonita é a mais impactante delas.
A visão da serra atinge seu auge na travessia entre Itaipava e Teresópolis, depois dos primeiros 7km onde há montanhas de um lado e um lindo vale que esconde pousadas charmosas, do outro.
Aqui entendemos o nome Serra dos Órgãos graças à famosa formação “Dedo de Deus”. O melhor lugar para apreciá-la é o Mirante do Soberbo, de onde também se vê a Baía da Guanabara ao longe.
O destaque visual da estrada entre Teresópolis e Nova Friburgo é a formação dos Três Picos. Há muitos restaurantes e lojas pela estrada e os corajosos podem encarar a gelada Cachoeira dos Frades.
Esse é o maior polo de moda íntima do país, com 1.400 confecções e lojas. Vale caminhar pelos lagos e jardins do Country Clube e subir os 630 degraus para o mirante do Pico da Caledônia.
Para chegar à Lumiar, é preciso seguir até a cidade de Mury e então pegar uma estradinha estreita e sinuosa, que parece um bosque onde surgem cachoeiras e campos de produtores de flores.
Quem é radical pode percorrer uma trilha da APA de Macaé de Cima ou fazer rafing no Rio Macaé. Perto dali, São Pedro da Serra completa o passeio com opções gastronômicas e lojas de artesanato.
Na hora de descer a serra, essa estrada cumpre a função de seu nome, percorrendo montanhas, rios e a Mata Atlântica. Faça paradas em mirantes e tome banho de cachoeira no meio do caminho.