Também chamado pela sigla WOW, o complexo que ocupa antigos armazéns de vinho do Porto abriu as portas em 2020. É composto por 7 museus, 12 restaurantes e bares, uma escola e um pátio.
O espaço fica no centro histórico de Vila Nova de Gaia, cidade na margem oposta do Rio Douro em relação ao Porto onde, por séculos, os vinhos eram estocados e envelhecidos.
Um dos maiores e mais completos museus do WOW, aborda as tradições da produção do vinho no norte de Portugal, desde a uva até o produto final. A visita termina com degustação.
Nesse outro museu é possível ver a produção de uma fábrica de chocolate por uma parede de vidro. Além disso, há uma aula sobre as propriedades do cacau e sua harmonização com vinhos.
O Planet Cork é uma viagem ao mundo da cortiça, sendo Portugal o maior produtor mundial. Aprender sobre o processamento do material e calcular seu peso em rolhas são algumas das atividades propostas.
O museu conta a história do vinho rosé pelo mundo e, além das paradas em diferentes salas para encher o copo, tem cenários pensados para o Instagram, incluindo um cadillac rosa-bebê.
The Bridge Collection narra a história da humanidade através dos copos. O Porto Region Across the Ages mergulha na história da cidade. E o Porto Fashion & Fabric fala sobre a moda local.
Para aprofundar a experiência, esse é o local do WOW onde acontecem workshops, degustações temáticas e cursos especiais com enólogos e produtores.
Quando bater a fome, é possível escolher entre os vários restaurantes do complexo - alguns servem pratos italianos, outros receitas portuguesas, e ainda há ainda opções focadas em carnes e peixes.
O Douro River Ferry faz a travessia da Ribeira à Foz de Gaia em três minutos. Os barcos saem de 15 em 15 minutos e, do Cais de Gaia, são só 250 metros até a entrada do WOW.