Cercada de águas transparentes, a Ilha da Madeira é coberta por uma verdejante floresta declarada Patrimônio da Humanidade.
O principal ponto de chegada é o aeroporto de Funchal, a capital da Ilha da Madeira. O voo, a partir de Lisboa, dura cerca de 1h30; do Porto, cerca de 2 horas.
Apesar de ter apenas 57 quilômetros de comprimento e 22 de largura, a diversidade de paisagens da ilha é digna de um país.
É possível sair de manhã com sol, passar por um inverno polar no topo das montanhas do centro e chegar sob chuva na costa norte. Tudo no mesmo dia.
Para quem quer ter liberdade e tempo para explorar com calma, sim. As distâncias são longas e os melhores passeios envolvem pequenas viagens.
Não vá embora sem provar as lapas: os mariscos que são a cara da Madeira. Quanto mais frescas, melhor. E de preferência, só com limão, azeite e sal.
A ilha é um playground para quem gosta de passeios na natureza, com montanhas, picos e vales profundos. Veja alguns a seguir.
As levadas são canais de irrigação que percorrem toda a ilha e escoltam trilhas incríveis dos mais variados níveis de dificuldade.
Um dos pontos mais altos da ilha – e um dos mais bonitos também, o Pico ao Areeiro fica a 1.818 metros de altura, e é acessível de carro.
Fajã, é um pequeno terreno agrícola espremido entre o mar e a falésia. A mais famosa delas é a Fajã dos Padres, banhada por águas cristalinas.