As cachoeiras de Aiuruoca têm seus pequenos méritos, mas o que faz o Vale do Matutu especial é a vibe: não há sinal de Wi-Fi e nem de 4G, já que a intenção é relaxar sem nenhuma badalação.
Com fácil acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra, o município tem entre seus atrativos o complexo de Cachoeiras do Luquinha e pousadinhas dentro de fazendas.
Aos pés da Serra do Espinhaço, a cidade é base para conhecer a Cachoeira do Tabuleiro, terceira maior do Brasil.
Terceira montanha mais alta do Brasil, o Pico da Bandeira está a 2.842 metros de altura e fica na fronteira entre Minas Gerais e Espírito Santo.
Na região de Santa Bárbara, o destino é uma boa pedida tanto no verão, em razão das cachoeiras, quanto no inverno, para curtir o sossego e o céu estrelado.
Além das pousadinhas charmosas e bistrozinhos para comer bem, a cidade também possui atrações de ecoturismo, como trilhas que levam a cachoeiras, rafting, boia-cross e rapel.
Localizada no município de Extrema, oferece caminhadas por trechos de Mata Atlântica, saltos de asa-delta e um dos raftings mais emocionantes do país.
Ainda pouco explorada pelo ecoturismo, a cidade é cercada por cachoeiras incríveis, mas com acesso um pouco complicado.
O parque conta com dezenas de cachoeiras, grutas e trilhas de todas as dificuldades. Destaque para a Cachoeira Janela do Céu e o Pico do Pião.
A 98 km de Belo Horizonte, o parque de relevo acidentado abriga as Cachoeira da Farofa e Véu da Noiva, duas atrações que merecem uma contemplação especial.