Mais do que uma porta de entrada para conhecer as praias do estado, a capital cearense é cheia de particularidades: beach clubes, jangadas, shows de humor, caranguejadas...
Jeri ainda guarda o clima rústico de uma vila de pescadores, apesar de já estar bem mais estruturada. Passeios de bugue levam até as lagoas com redes dentro d'água e a famosa Pedra Furada.
A praia em Aracati ostenta dunas e falésias que mudam de cor e, entre julho e janeiro, ventos perfeitos para o kitesurfe. À noite, o agito acontece nos bares enfileirados na Broadway.
A cerca de 100 km de Fortaleza, é possível tomar um banho morninho na Lagoa do Jegue, procurada pelos kitesurfistas graças aos bons ventos que sopram ali.
A praia mais popular entre Fortaleza e Jericoacora fica em Trairi. Ela possui umas vasta faixa de areia e piscinas naturais, que são sua principal atração.
Localizada entre Flecheiras e Jericoacora, ela é ponto de partida para passeios de barco entre as praias vizinhas. O mais famoso deles leva os passsageiros para Almofala.
A 180 km de Fortaleza, o local atrai os visitantes a partir de julho, quando dezenas de lagoas azuis se formam entre as dunas altíssimas.
O famoso parque aquático fica no município de Aquiraz, bem pertinho de Fortaleza. O complexo possui quatro opções de hospedagem e dezenas de toboáguas - há sempre uma novidade a cada temporada.
Os bons ventos durante todo o ano, aliados à possibilidade de treinar em lagoas ou no mar, fazem dessa praia um point de kitesurfe e windsurfe.
É um dos poucos destinos cearenses que permanecem quase intactos. Acessível apenas por bugue ou 4x4, o lugar ainda é uma vila simples onde os moradores vivem mais da pesca do que do turismo.