Próxima ao aeroporto de Confins, a cidade possui como atração principal a Gruta da Lapinha, que fica dentro do Parque Estadual do Sumidouro.
Rios de águas cristalinas, cachoeiras, cânions e montanhas rochosas fazem a paisagem da região. Com dois dias, dá para conhecer o básico, sem correria.
Um dos programas para se fazer nestes dois dias é ir nas cachoeiras Grande e Véu da Noiva, próximas do centro e de fácil acesso.
A principal atração da cidade é a Cachoeira do Tabuleiro que, com seus 273 metros de queda-d’água, é nada menos que a terceira mais alta do país.
Uma das estrelas da cidade é o queijo da Cooperativa dos Produtores Rurais de Serro. A visita também vale pela Igreja de Santa Rita.
A pequena Cachoeira do Carijó e a Cachoeira do Moinho, com duas quedas-d’água, garantem um banho refrescante.
A cidade natal de Juscelino Kubitschek tem um belo Centro Histórico, com muitas construções preservadas. A Vila de Biribiri é um exemplo.
É uma mini-Diamantina. Tem calçamento de pedras, claro, e é cercada por grutas, cachoeiras e montanhas.
A cidade tem poucas, porém essenciais, atrações. Como a Gruta do Maquiné, a mais famosa caverna mineira, e a casa, hoje museu, do escritor Guimarães Rosa.
O roteiro acaba em uma cidade de médio porte. Apesar do nome, são apenas duas lagoas mais relevantes: a Boa Vista e a Paulino.