O UXUA Casa Hotel & Spa, em Trancoso, ganhou reconhecimento internacional mais uma vez. A hospedagem no sul da Bahia, entrou para a lista dos 100 Melhores Lugares do Mundo em 2025, da revista Time. Em anos anteriores, o hotel já recebeu o título de melhor resort da América do Sul pela Condé Nast Traveller.
hotéis
hotéis
Dessa vez, os holofotes estão virados para o UXUA Maré, um projeto de expansão do hotel que será aberto ao público no final de junho. A 50 minutos de caminhada do centrinho de Trancoso, o lugar tem seis hectares de Mata Atlântica e restinga preservadas, de frente para a Praia de Itapororoca. Os recifes que formam piscinas naturais na maré baixa inspiraram o nome do local.
Para criar as quatro acomodações, casas centenárias que estavam prestes a serem demolidas na cidade de Cubas, em Minas Gerais, foram desmontadas, transportadas por 775 km até a Bahia e reconstruídas com a adição de toques modernos às estruturas tradicionais.
hotéis
hotéis
Assim como as demais casas do hotel, as acomodações do UXUA Maré foram pensadas para se integrarem à vegetação original do entorno, às árvores frutíferas que foram plantadas e à horta de vegetais e PANCS (plantas alimentícias não convencionais).
A sustentabilidade do projeto foi destacada pela revista Time. Com a ajuda de biólogos da Universidade de Ilhéus, 96 espécies de árvores foram identificadas e áreas desmatadas foram recuperadas com a adição de palmeiras e árvores frutíferas que ajudaram a atrair ainda mais pássaros, papagaios e macacos.
hotéis
hotéis
Além do terreno ao redor ter sido reflorestado, a área tem viveiros para recultivo de plantas raras, painéis de energia solar e poços de água subterrânea nas casas.
O UXUA nasceu há quinze anos, quando o designer holandês e ex-diretor criativo da marca italiana Diesel, Wilbert Das, junto com seu parceiro na grife, Bob Shevlin, apaixonaram-se por Trancoso e começaram a restaurar algumas das casas centenárias do Quadrado.
hotéis