Essa é uma das maiores dores de cabeça para quem viaja. O primeiro passo para resolver é preencher um documento chamado PIR (ou RIB).
PIR (Property Irregularity Report) ou RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem) é o documento usado para relatar extravios ou danos em malas despachadas.
O PIR (ou RIB) tem um código único que permite rastrear a bagagem perdida ou acompanhar o processo de reparo ou indenização, caso a mala tenha sido danificada.
Você pode pegar o PIR nos guichês da companhia aérea ao lado das esteiras ou preencher online. Tenha em mãos o cartão de embarque, a etiqueta da mala e o orçamento do conserto (se houver danos).
Não é obrigatório, mas é altamente recomendável fazer isso logo após o desembarque, especialmente em casos de dano. Facilita para provar que o problema aconteceu durante o voo.
Companhias costumam aceitar o preenchimento online em até 7 dias, no caso de bagagens danificadas, mas o processo costuma ser mais demorado e burocrático.
Se a mala foi extraviada, ela deve ser entregue no local indicado, sem custo. Se foi danificada, a empresa tem até 7 dias para consertar, substituir ou indenizar.
Ótimo! Mas o seguro não isenta a companhia aérea. Preencher o PIR continua sendo essencial para ter direito à compensação, inclusive pela seguradora.