Francesinha:  o sanduíche que é  a alma do Porto 

Arrow

Fale bem  ou fale mal

Não existe unanimidade quando se fala de francesinha, o sanduíche que é a alma do Porto. Ela conclama dois grupos em torno de si: os que amam e os que não conseguem entender quem é que gosta daquilo.

portugal

O que é a Francesinha?

A francesinha, para quem não conhece, é uma sobreposição da desordem: camadas de pão, carne, embutidos, mais pão, depois queijo, e também um banho de molho picante. Há, ainda, quem peça um ovo frito por cima da coisa toda.

portugal

Um sanduíche diferente

São pequenas obras de engenharia civil, que requerem garfo e faca para atravessarem suas muitas camadas sem causar desabamentos. Conheço poucos sanduíches no mundo que exigem talheres para serem devorados, até porque eles foram criados para serem consumidos com as mãos.

portugal

O charme da Francesinha

A francesinha nem sempre é amor à primeira garfada, ela pode conquistar aos poucos com o humor de seus sabores e sua ambiguidade. Ela está longe de ser perfeita e é aí que reside todo o seu charme.

portugal

Quando comer?

portugal

Não existe um momento certo para se deliciar. A francesinha é apreciada nos dias de sol e de chuva, na comemoração da vitória do Porto FC e na derrota do Campeonato, para celebrar aniversário ou numa tarde de uma terça-feira de outono.

Portuense de alma

Francesinha é como o pastel dos paulistanos, o acarajé dos baianos. É aquilo que se come no Porto quando o que se quer é sentir pertencente a essa cidade que, como sua famosa receita, não tem rodeios.

portugal

Mais do que um prato

portugal

Todo visitante que chega sabe que precisa provar a francesinha. Nos balcões, meio por obrigação,  pedem sem jeito: “Francheseenha”. Mas, quando comem (e gostam), passam a partilhar do sentimento de fazer parte de uma irmandade ungida em molho ardido.

Onde comer?

Algumas dicas de francesinha em Porto são a do Lado B (Rua de Passos Manuel, 190) pela constância e a do Santiago pela comodidade (há três casas na cidade, quase todas próximas à Praça dos Poveiros, por isso é mais fácil conseguir sentar).

portugal

Francesinha para todos os gostos

portugal

A do Cufra (Av. da Boavista, 2504) também se destaca com seu molho com toque "amariscado" e a d'O Afonso (Rua da Torrinha, 219) é boa para relembrar dos ídolos - Bourdain que esteve ali e Ayrton Senna, que está espalhado por todo o espaço.