A região de Espírito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira, tem se tornado um dos polos vitivinicultores mais procurados para o enoturismo no interior de São Paulo.
são paulo
Localizada a cerca de 200 km da capital, a região se destaca pela variedade de opções para apreciar um bom vinho e pelos atrativos que vão muito além das taças servidas por seus produtores. Quem visita a cidade não pode deixar de conhecer algumas das vinícolas imperdíveis por lá.
são paulo
É a vinícola mais famosa de Espírito Santo do Pinhal, e não é à toa: pioneira no município, a casa conta com quase duas décadas de tradição. Hoje são 50 hectares produzindo tintos, brancos e rosés, usando barricas de carvalho francês e especialistas técnicos "importados" de países como Portugal, Estados Unidos e Chile.
são paulo
Os passeios na Guaspari sempre incluem degustação, e podem ser reservados antecipadamente. Nas visitas é possível conhecer mais do processo de produção desde os vinhedos até a indústria.
são paulo
são paulo
Inspirada nas raízes italianas e portuguesas de seus fundadores, a InnVernia tem sede em Espírito Santo do Pinhal e projetos em outras regiões. Um de seus destaques é o “Rewild”, que preserva ecossistemas nativos e permite aos visitantes observar a fauna local.
A propriedade oferece diferentes modalidades de degustação, inclusive com harmonização dos rótulos com pratos preparados pela chef do local. É possível participar dessas visitas via agendamento prévio.
são paulo
são paulo
Fundada em 2010, a Floresta surgiu em uma antiga propriedade cafeeira que encontrou nova vocação quando Espírito Santo do Pinhal revelou seu potencial para os parreirais. Com a técnica da dupla poda, a vinícola se destaca pelo sauvignon blanc.
Criada há pouco mais de uma década, a Terra Nossa faz jus ao nome em sua proposta: o objetivo é valorizar o terroir brasileiro, buscando criar vinhos que tragam as características locais e tenham um custo acessível.
são paulo
são paulo
Consolidada como referência, a Terra Nossa também presta serviços para 30 vinícolas diferentes das redondezas, além - é claro - de receber visitantes para degustações, que podem ser agendadas online.