Uma estratégia, ainda que difícil, é tentar adaptar-se aos horários do destino antes de embarcar, seguindo horários de refeição e de sono conforme o fuso do destino.
dicas de viagem
dicas de viagem
Na tentativa de dormir durante o voo, há quem embarque propositalmente cansado, mas isso pode ser uma roubada: para encarar horas de voo, o corpo precisa estar bem.
Ainda que algumas pessoas sintam que o álcool ajuda a relaxar durante o voo, ele também é responsável por desidratar o corpo, o que agrava a sensação de cansaço. As bebidas com cafeína e os energéticos, por sua vez, são inimigos do sono.
dicas de viagem
Pode ser que, ao chegar no destino, você sinta muito sono e tenha vontade de tirar um cochilo para descansar, mesmo que ainda seja manhã ou tarde. Evite fazer isso e deixe para dormir só à noite, para entrar de uma vez no fuso local.
dicas de viagem
Um estudo realizado pela Northwestern University e pelo Santa Fe Institute, publicado na revista científica Chaos, comprovou que a exposição à luz ajuda o corpo a se acostumar ao novo fuso. Por isso, caso ainda seja dia ao chegar no destino, pode ser uma boa ideia dar uma volta ao ar livre.
dicas de viagem
A dica do sono também vale para as refeições. Mesmo que você não sinta fome, tente comer pelo menos um pouco nos horários convencionais do fuso local para ir regulando o ciclo biológico.
dicas de viagem
Segundo o mesmo estudo da Northwestern University e do Santa Fe Institute, no dia seguinte à chegada é importante tomar um café da manhã farto, com frutas e castanhas. Mas o café e energéticos continuam não sendo recomendados, por atrapalharem o sono nesses primeiros dias de viagem.
dicas de viagem