Imagem Blog Demônio da Garoa Por Blog Meeeeu, cê vai ver que aqui tem de tudo um muito sobre esse mundo chamado São Paulo: restaurantes, botecos, baladas, eventos, praias, esportes… Vale tudo, menos catchup na pizza!
Continua após publicidade

Gonçalves, colada em Campos do Jordão, é romântica e aventureira

Gonçalves, a 202 quilômetros da capital, pertence a Minas, mas é praticamente paulista.

Por Bruno Favoretto
Atualizado em 9 set 2021, 15h46 - Publicado em 12 mar 2015, 19h40

Gonçalves, a 202 quilômetros da capital, pertence a Minas Gerais, mas é praticamente paulista. Cachoeiras, mirantes, vilas… Encantadora, guarda beleza natural e restaurantes destacadíssimos. Se liga no melhor de Gonçalves:

1. Ateliê Papegilla

A paulistana Cynthia Gavião, que vive nessa cidade do sul mineiro desde 2008, dá vida a delicadas peças que misturam fibra de papel e argila. Fazem sucesso as capinhas para velas e as luminárias.

2. Pedra do Forno

O percurso de 1,6 quilômetro por trilha moderada no meio da mata de araucária é deliciosamente contemplativo, porém contraindicado para quem não gosta de altura. O preço inclui o traslado que sai da agência Mantiqueira Ecoturismo, no centro.

3. Circuito das Cachoeiras

Pegue a estradinha que vai para o bairro Retiro, sentido São Sebastião das Três Orelhas, até a Pousada Trem das Cores. A 300 metros da hospedaria começa a fácil trilha que passa pelo conjunto de sete cachoeiras espalhadas por 700 metros de vale. A primeira é a das Sete Quedas, ideal para se refrescar um pouco. O caminho segue, e há um deque com um boteco bom para cliques. Entre as imperdíveis estão a Cachoeira do Cruzeiro, indicada para levar crianças graças ao poço para banho, ao escorregador e às várias pedras para você se sentar e curtir a natureza (dá para organizar piqueniques); e a do Retiro, a última, sem correnteza. A do Simão, cuja força da água dá vida a uma hidromassagem natural no pequeno lago, cercado por um paredão de pedras e um bosque de araucárias, tem o inconveniente de lotar nos fins de semana – há até estacionamento.

4. Mirante Carlota Fernandes

Deque à beira da Estrada da Terra Fria, via de terra que conduz ao restaurante Ao Pé da Pedra, o pico leva o nome da proprietária do terreno. Na borda do preservado vale você enxerga a Pedra Chanfrada, no lado oposto, e a Pedra do Forno, logo em frente.

Continua após a publicidade

5. Porto do Céu

Cheio de velas e artesanato, o bistrô tem ambiente rústico e descolado. A especialidade é o generoso capelete in brodo ao molho de carne servido numa cumbuca. No fim de semana costuma rolar música ao vivo, com direito a Rolling Stones e Zé Ramalho no repertório.

6. A Senhora das Especiarias

No casarão onde estão fábrica e loja, Fernanda Kurebayashi aposta em misturas originais para geleias e chutneys, como chocolate com pimenta- rosa.

7. Solar d’Araucária

A pousada guarda os melhores chalés da cidade, com decoração apurada e janelões voltados para a Serra da Mantiqueira – cinco têm como brinde o relaxante barulhinho das águas. Vale contar que o serviço é beeeem informal e que pererecas podem invadir o seu aposento.

8. Vida Verde

A simplicidade da maioria das acomodações é compensada pela boa área de lazer, com piscina semiaquecida, sala de jogos e campo de futebol.

Continua após a publicidade

Busque outras opções de hospedagem em Gonçalves

Leia tudo sobre Minas Gerais

Publicidade