Roteiro pelas estradas da Linha Verde, Sergipe e Alagoas

Relaxar nas piscinas dos resorts all-inclusive ou em praias cercadas por dunas? Neste roteiro por três estados você pode ficar com as duas opções

Atualizado em fevereiro de 2019.

Roteiro rodoviário estradas litoral paraibano e potiguar

 (Viagem e Turismo/Viagem e Turismo)

O curto trecho de litoral que conecta o norte da Bahia aos dois estados vizinhos do norte guardam praias fantásticas e alguns refúgios cheios de história. Confira o roteiro que passa por dez lugares incríveis, tanto históricos quanto praianos.

Salvador, Bahia (5 dias)

Com vários dias na primeira capital do país, é possível sair dos passeios comuns e conhecer o que a cidade oferece.

Depois de passar pelos famosos Mercado Modelo, Elevador Lacerda e pela Igreja e Convento de São Francisco, vá ao Palácio do Rio Branco e faça uma visita guiada.

Veja também

Para passeios com um apelo cultural, a dica é visitar o Museu de Arte da Bahia e o centro cultural Palacete das Artes. Se história também te interessa, dê uma passadinha na Casa do Rio Vermelho, que antes era residência dos escritores Zélia Gatai e Jorge Amado.

No final do dia, o pôr do sol deve ser aproveitado no Farol da Barra ou então, na menos conhecida (mas ainda famosa pela vista), Ponta de Humaitá.

Para comer, os famosos Amado e Mistura são excelentes. Nos outros dias, dê uma chance para o Ki Mukeka e o Bistrot du Vin.

Se quiser estender um pouco a visita, as cidades de Cachoeira e São Félix são boas apostas perto da capital da Bahia. Depois, parta rumo à Estrada do Coco (BA-099).

Elevador Lacerda, a visão clássica da Baía de Todos os Santos, Salvador, Bahia O Elevador Lacerda era o principal meio de ligação entre a Cidade Alta e o Pelourinho. Do alto dos 73 m de altura vê-se a Baía de Todos os Santos compondo a visão clássica de Salvador, Bahia

O Elevador Lacerda era o principal meio de ligação entre a Cidade Alta e o Pelourinho. Do alto dos 73 m de altura vê-se a Baía de Todos os Santos compondo a visão clássica de Salvador, Bahia (Fernando Vivas/Divulgação)

Busque hospedagem em Salvador

Praia do Forte, Bahia (4 dias)

A simpática vila à 90 km de salvador conta com uma linda orla, bons hotéis, restaurantes e lojinhas. Além do imperdível passeio pelo Projeto Tamar, é possível visitar a Reserva Ecológica da Sapiranga e o Museu da Tartaruga Marinha. O mergulho também é um dos programas mais bem cotados da região.

Não deixe de visitar as praias do Porto; do Papa Gente; do Lord e do Portinho. Se sobrar um tempinho, conheça as ruínas da Casa da Torre de Garcia D’Ávila, um destino bonito de se fotografar.

Projeto Tamar, Praia do Forte, Bahia Fica aqui a principal base do Projeto Tamar, que preserva tartarugas marinhas

Fica aqui a principal base do Projeto Tamar, que preserva tartarugas marinhas (adrivdm/Creative Commons/Reprodução)

Busque hospedagem na Praia do Forte

Imbassaí, Bahia (2 dias)

A praia sossegada, os bons restaurantes, barracas e pousadas ajudam a encher de charme o povoado. Para matar a fome, aposte no restaurante Sombra da Mangueira ou no quiosque à beira-mar Porto da Jangada.

Não perca o passeio baratinho de jangada que passa pelo encontro do rio com o mar. Se quiser diversificar a vista um pouco, o programa pela Lagoa Jauara promete uma água transparente e a possibilidade de mergulho.

Imbassaí (BA)

 (Manu Dias/Secom Bahia/Divulgação)

Busque hospedagem em Imbassaí

Costa do Sauípe (3 dias)

Diante da linda praia homônima, o complexo de resorts mais antigo do Brasil oferece serviços no sistema all-inclusive em suas hospedagens. É inevitável acabar conhecendo o Vila Nova da Praia, centro comercial e social dos hotéis em volta e a praia Costa do Sauípe. Se quiser programas diferentes, tente a observação de baleias e as pranchas de stand-up paddle.

Praia do complexo Costa do Sauípe Praia do complexo Costa do Sauípe

Praia do complexo Costa do Sauípe (Divulgação/Divulgação)

Busque hospedagem na Costa do Sauípe

Aracaju, Sergipe (4 dias)

O que não falta é opção de coisas para fazer na capital do estado. Vários passeios são imperdíveis, então lembre de colocar ordem de prioridade neles. O Museu da Gente Sergipana é um dos lugares mais bem avaliados na cidade, sendo um ponto importante da visita. Além disso, curta a Orla de Atalaia, vá ao Palácio Olímpio Campos e faça a Rota do Cangaço.

Veja também

Outras atrações incluem o de barco para a foz do Rio São Francisco e o passeio de escuna até Mangue Seco.

Para comer, uma aposta certeira é o restaurante O Miguel.

Kitesurf na Praia Atalaia, Aracaju, Sergipe Com 9 km de extensão, a praia de Atalaia, Aracaju (SE), tem sua orla ocupada por hotéis, restaurantes e calçadão com quadras e ciclovia

Com 9 km de extensão, a praia de Atalaia, Aracaju (SE), tem sua orla ocupada por hotéis, restaurantes e calçadão com quadras e ciclovia (André Moreira/Acervo Funcaju/Reprodução)

Busque hospedagem em Aracaju

São Cristóvão, Sergipe (1 dia)

Basta percorrer mais 29 km para ganhar uma aula de história em meio ao casario e às igrejas dos séculos 17 e 18 desta antiga capital do estado.

Comece pela praça São Cristóvão, que foi eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Nela, visite o Museu de Arte Sacra e o Convento. No Antigo Palácio do Governo, do século 18, visite o Museu Histórico de Sergipe. Se quiser continuar o tour pelas igrejas, tente a Congregação Irmãs Missionárias Lar Imaculada Conceição, a Igreja Nossa Senhora da Vitória e o Convento das Carmelitas.

são-cristóvao-sergipe Festa em frente à Praça São Francisco (patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO), no centro histórico de São Cristóvão

Festa em frente à Praça São Francisco (patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO), no centro histórico de São Cristóvão (Prefeitura de São Cristóvão/Divulgação)

Busque hospedagem em São Cristóvão

Laranjeiras, Sergipe (1 dia)

À 22 km de Aracaju, a cidade preserva construções coloniais no centro. Continuando o passeio histórico, Laranjeiras foi sede de engenhos de cana de açúcar e centro de comercialização de escravos na época colonial. O Centro Histórico tem atrações como o Museu Afro-Brasileiro, a igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos, a igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e o Museu de Arte Sacra. Em frente à rodoviária, fica a Casa de Artesanato, que vende trabalhos típicos da cidade com renda irlandesa.

Veja também

A igreja famosa por ser a mais bonita pede um pouco mais de esforço: andando 2 km do centro você encontra a bela fachada de Nossa Senhora da Conceição de Comandaroba.

Igreja Bom Jesus dos Navegantes em Laranjeiras, Sergipe Igreja Bom Jesus dos Navegantes em Laranjeiras

Igreja Bom Jesus dos Navegantes em Laranjeiras (Thais Figueiredo/Divulgação)

Penedo, Alagoas (2 dias)

A cidade também tem um centro histórico que conta partes importantes do período colonial. Não deixe de visitar a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, a Igreja de Santa Maria dos Anjos e o Museu Paço ImperialOs passeios obrigatórios para quem passa pela cidade: de bugue ou de barco para a foz do Rio São Francisco e, se estiver lá no domingo da segunda semana de janeiro, và à procissão ao Bom Jesus dos Navegantes.

O Oratório dos Condenados à Forca, na Praça Barão de Penedo, era onde os prisioneiros rezavam antes da execução O Oratório dos Condenados à Forca, na Praça Barão de Penedo, era onde os prisioneiros rezavam antes da execução

O Oratório dos Condenados à Forca, na Praça Barão de Penedo, era onde os prisioneiros rezavam antes da execução (Luis Morais/Divulgação)

Busque hospedagem em Penedo

Barra de São Miguel (2 dias)

O passeio obrigatório, aqui, é a famosa Praia do Gunga, onde acontece o encontro da Lagoa do Roteiro com o Oceano Atlântico. Não deixe de visitar o Mirante do Guga, logo na entrada da estrada que dá acesso à praia.

Outro passeio famoso é o que vai à Vila Palatéia, maior produtora de ostras do estado.

Se ainda quiser curtir uma praia, tente a Barra do Jequiá e Barra de São Miguel.

Repleta de coqueirais, a Praia do Gunga lembra uma península, com mar de um lado e a Lagoa do Roteiro do outro Repleta de coqueirais, a Praia do Gunga lembra uma península, com mar de um lado e a Lagoa do Roteiro do outro

Repleta de coqueirais, a Praia do Gunga lembra uma península, com mar de um lado e a Lagoa do Roteiro do outro (Luiz Eduardo Vaz/Divulgação)

Busque hospedagem na Barra de São Miguel

Praia do Francês, Alagoas (1 dia)

O destaque, assim como indica o nome, fica para a praia mais famosa da região. Na Praia do Francês, por sua grande extensão, você pode desfrutar de ondas fortes (bastante frequentadas pelos surfistas) ou da área dos corais, com um mar manso. A Praia Saco De Pedra também vale a visita.

Recifes na Praia do Francês, Alagoas Recifes formam piscinas naturais na Praia do Francês

Recifes formam piscinas naturais na Praia do Francês (Creative Commons/Helder CJR/Reprodução)

Busque hospedagem na Praia do Francês

PROGRAME-SE

Quando ir:

O verão é a época para assistir a desova das tartarugas marinhas em Arempebe, Praia do Forte e Pirambu. Entre julho e outubro, baleias-jubartes aparecem na Praia do Forte.

Veja também

Raio X das estradas:

A Estrada do Coco/Linha Verde tem movimento tranquilo. O traçado da AL-101 passa próximo ao mar. Entre as duas estradas, ninguém escapa da movimentada BR-101.

Distâncias (em km):

Aracaju
222 Costa do Sauipe
277 488 Maceió
160 372 149 Penedo
327 108 582 465 Salvador
Salve este mapa do Google no seu celular e leve este roteiro com você:
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s