Vietnã

Site: http://www.vietnam.gov.vn

Capital: Hanói

População: 88.792.000 hab

Fuso horário: 10h (horário de Brasília)

Código de área: 84

Localização: Ásia

Duas guerras (a da Indochina, contra a França, e a mais famosa, contra os Estados Unidos) e mais de uma dezena de filmes de Hollywood foram suficientes para encravar o Vietnã, esse pequeno país do sudeste asiático, no imaginário ocidental. Mas seria injusto lembrar-se dessa ex-colônia francesa, que conseguiu sua independência em 1954, apenas pelo passado oprimido. O Vietnã guarda segredos à espera de serem descobertos pelos visitantes. Em Hanói, com sua história de mil anos, veteranos de guerra caminham calmamente pelo labirinto formado pelas ruas do Old Quarter, enquanto mulheres de diferentes idades vendem frutas frescas penduradas em cestos de bambu e com os tradicionais chapéus em forma de cone na cabeça. As mais de três mil ilhas da região de Baía de Halong atraem quem busca natureza, enquanto as lanternas e as mansões coloniais coloridas de Hoi An satisfazem aos que anseiam por um pouco de história e cultura locais. Templos budistas se espalham de norte a sul do país em meio a plantações de arroz e pastos com búfalos. Caótico e pacífico, mítico e com um pé na modernidade, o país é também o motor econômico desse quinhão da Ásia. É, também, um país que ficará gravado na memória do viajante para sempre

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e o Vietnã. Entre as opções para se chegar ao país estão voos com escalas ou conexões com Air France e Qatar Airways.

ONDE COMER

A cozinha vietnamita é rica, variada e, apesar de praticamente desconhecida no Brasil, é tão saborosa como a tailandesa. Tanto os bons restaurantes como as barracas de rua apresentam uma incrível miríade de sabores, cores e aromas, com fortes influências da grande comunidade chinesa, da Malásia e também da vizinha Tailândia.

O uso de capim-santo, gengibre e pimentas variadas perfumam sopas, talharins, panquequinhas ou arroz, as principais fontes de carboidrato da população local. A base de proteína incluem pescados, camarão e carne de boi, porco e frango, rapidamente passados no fogo com legumes variados.

Não deixe de experimentar o pho (caldo de legumes e carne), goi cuon (aromáticos rolinhos primavera), bun bo hue (um prato de macarrão), banh uot thit nuong (espetinhos de carne de porco) e bun cha (macarrão e carne em um rico caldo).

SUGESTÃO DE ITINERÁRIO

Quase todo brasileiro que visita o Vietnã combina esta viagem passando em outros destinos do Sudeste Asiático, como Tailândia e Camboja. Tendo isto em mente, faça um programa incluindo ao menos duas noites em Hanoi, uma em Halong, duas em Hoi An, uma em Da Nang ou Hué e dois ou três dias em Saigon. Se tiver um pouco de tempo extra, pense em conhecer também Cu Chi e a bela baía de Nha Trang.

Se o tempo estiver mais curto, o itinerário mínimo inclui Hanoi (duas noites), Halong (uma), uma passagem rápida por Danang para pernoitar duas noites em Hoi An e dois dias em Saigon, fechando assim uma semana muito corrida.

Entrando ou saindo do Vietnã, não deixe de conhecer Bagan, no Mianmar (dois dias inteiros), Bangcoc (três noites), algumas noites em uma praia tailandesa, Siem Reap (Camboja, três noites) e Laung Prabang, no Laos (três dias).

Informações ao viajante

Línguas: Vietnamita (oficial). Francês e inglês são compreendidos em lugares turísticos
Moeda: Dong
Visto: Sim, na embaixada em Brasília ou em representações em outros países

Embaixada oficial no Brasil:
SHIS QI 09, Conj. 10 - Casa 1 - Lago Sul - Brasília/DF
61/3364-5836
http://embavina@yahoo.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s