Malta

Por Adrian Medeiros Atualizado em 8 dez 2016, 11h52 - Publicado em 14 dez 2012, 17h57

O visitante que chega a Malta é tomado pela paisagem multifacetada do pequeno arquipélago. Estar a meio caminho entre Sicília e Tunísia significa ser praticamente uma ponte entre Europa e África. Isso trouxe um passado turbulento e muito movimentado às ilhas, mas também moldou um patrimônio histórico cultural singular.

Por aqui passaram os fenícios, que dominaram o comércio do Mediterrâneo e fundaram a poderosa Cartago, logo ali, na costa africana. Daí chegaram gregos, romanos, árabes e cavaleiros cruzados, até finalmente cair nas mãos dos britânicos. A presença de cada um destes povos está impregnada em cada pedra por aqui. As magníficas igrejas e fortalezas dos cavaleiros da Ordem de Malta (os hospitalários) contribuíram para que a capital Valletta passa-se a ser listada como patrimônio cultural da humanidade. O idioma local, o maltês, é árabe na gramática, muito latino no vocabulário e ainda adota diversas palavras do léxico inglês, a outra língua oficial do governo.

Apesar do reduzido tamanho, Malta é um encanto que agrada aos mais variados públicos. Enquanto Valletta é o centro logístico, comercial e turístico do país, o agito e a vida noturna animada está em lugares como Saint Julian e Silema. Na bela Mdina os ares são outros, mais contemplativos, assim como a ilha de Gozo (Ghawdex), tranquila e de rico passado.

Fora o extenso e belo acervo arquitetônico e cultural, Malta ainda é um ótimo destino para quem curte esportes náutico, pratica golfe ou só quer relaxar em seus muitos spas e clínicas de tratamento. Outro ponto que também não decepciona é sua rica gastronomia, um reflexo de suas raízes complexas. Pescados, pães, vinhos interessantes e o queijo Ġbejniet mesclam-se para criar uma mesa rica, saudável e muito saborosa.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e Malta. A principal porta de entrada para o país é o Aeroporto Internacional de Gudja para onde seguem voos vindos de Roma (1h30 de viagem, com Air Malta e Alitalia), Londres (Easy Jet e Ryanair) e Espanha.

Informações ao viajante

Línguas: Maltês,inglês e italiano

Moeda: Euro

Visto: Não é necessário

Publicidade