Estados Unidos

Por Adrian Medeiros Atualizado em 8 dez 2016, 10h30 - Publicado em 26 set 2011, 16h35

Não há destino no mundo onde a vida do turista é mais fácil e as opções de lazer e atividades tão amplos como nos Estados Unidos. Você pode passar anos por aqui sem realmente conhecê-los por completo, tal é a variedade de paisagens e culturas. Não surpreende, portanto, que uma parcela mínima de norte-americanos possua um passaporte. Eles simplesmente passam sua vida viajando dentro de casa.

Nossa jornada começa pelo lugar onde boa parte da tecnologia, como computadores, tablets ou smartphones, foi desenvolvida graças às mentes ocupadíssimas concentradas no norte da Califórnia, próximo a San Francisco. Capital dos geeks, gays e hippies (entre tantas outras tribos de “gente boa”), essa cidade conecta-se com a meca do cinema e do glamour, Los Angeles, pela belíssima Highway-1.

A costa da Califórnia é o ponto de partida perfeito para conhecer alguns dos mais espetaculares parques nacionais (outra boa invenção americana) do mundo: há um com árvores gigantescas (Sequoia); o outro é pai de todos os abismos (Grand Canyon); e parque que alimenta os sonhos de todo montanhista (Yosemite).

Um pouco mais a oeste, no estado do Colorado, estão algumas das pistas de esqui favoritas dos brasileiros: Vail e Aspen. A marca registrada de ambas são a infraestrutura perfeita e a comodidade, algo que também se encontra com fartura em Las Vegas, cidade dos excessos, dos jogos e de shows de produção impecável.

Ao norte, o visitante poderá conhecer uma das maiores concentrações de gêiseres do planeta, acompanhada por uma fauna espetacular, no Parque Nacional de Yellowstone.

Rumo ao leste, até o menos consumista dos seres se rende aos preços e ofertas dos malls e outlets de Miami, antes de dar um alô para o Mickey ou se esgoelar nos delirantes parques de Orlando, cujo time de basquete só poderia ser conhecido como ‘Magic’.

Um pouco mais ao norte, Nova York é a capital do mundo, com cada esquina lembrando alguma cena de filme e com cada peça de museu trazendo reminiscências das aulas de história. Do alto do Empire State Building ou dos ferries do rio Hudson, esse é skyline urbano definitivo.

Descubra convidativos clubes de blues em Chicago, ouça o melhor do jazz em Saint Louis, conheça a gênese do país mais rico do mundo na Filadélfia, visite o mítico Fenway Park de Boston ou se esbalde nas festas do Mardi Gras de Nova Orleans.

Por fim, se sobrar fôlego, visite o centro do poder global em Washington, onde encontram-se alguns dos melhores museus do planeta. Entre eles: o Smithsonian e o da National Geographic Society.

E para quem acha que é só isso, veja como as ondas do mar e o fogo das entranhas da terra formaram o arquipélago do Havaí, enquanto que, em algum lugar esquecido do Alasca, testemunhe dos dos mais belos espetáculos da natureza: a aurora boreal e o sol da meia noite.

Do espírito do aloha aos cowboys do oeste, de bares chiquetérrimos em Manhattan a um home-run da liga de beisebol, esse é o mundo que você acostumou-se a ver em revistas, websites e TVs. A diferença agora é que tudo está ao vivo.

Em suma: há muito o que explorar nos Estados Unidos. E um destes destinos certamente cairá no seu gosto.

COMO CHEGAR

Existem dezenas de alternativas para chegar ao país por via aérea. Companhias como a TAM, a Delta, a United e a American Airlines oferecem vôos partindo do Brasil.

As vias terrestres mais comuns estão na fronteira com o Canadá a Nordeste (Nova York, Detroit, Cleveland e Vermont) e Noroeste (Seattle), ou com o México em San Diego.

COMO CIRCULAR

As maiores cidades dos Estados Unidos são servidas por modernos aeroportos, boa parte deles com práticas conexões aos centros de suas cidades. Ao contrário da Europa, aqui os trens não são tão utilizados. Afinal de contas, estamos na terra do automóvel – e isso é um convite para aproveitar as muito bem mantidas (e muitas vezes cênicas) auto-estradas do país, seja em ônibus, carros alugados ou motocicletas.

Atualizado em 8/9/2015.

LEIA MAIS:

 Como tirar o visto para visitar os Estados Unidos

 25 melhores cidades de esqui do mundo

 Catorze estradas que merecem uma paradinha

 Veja cenas exuberantes do Havaí

 Fotos: as paisagens naturais e os contrastes do Alasca

Informações ao viajante

Línguas: Inglês. O espanhol é amplamente difundindo na Flórida,sul da Califórnia e estados do sul,como Texas e Novo México.

Moeda: Dólar norte-americano

Como ligar para o Brasil: 1800-344-1055, 1800-283-1055 ou 1800-283-1055

Visto: É necessário.

Embaixada oficial no Brasil:
SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03 70403-900 – Brasília, DF
(61) 3312-7000


https://portuguese.brazil.usembassy.gov

Publicidade