A rica região do Golfo Pérsico tem no petróleo o principal apoio para a construção de suas incríveis cidades. Os Emirados Árabes Unidos compõe-se de sete emirados com capitais homônimas: Dubai, Abu Dhabi, Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e Ras Al-Khaimah. Com arranha-céus modernos e arrojados, inclusive uma das maiores torres do mundo, a Burj Khalifa, Dubai é o atual centro turístico do país e não para de erguer prédios. São atrações, centros de compra recheados de lojas de grife, hotéis, restaurantes, condomínios de luxo e até ilhas artificiais espalhados por largas avenidas.
Dois exemplos desta megalomania são o shopping Mall of the Emirates, que concentra aproximadamente 400 lojas, e o Ski Dubai, uma gigantesca e perfeita pista de ski indoor. O maior dos emirados, contudo, é Abu Dhabi, talvez a cidade mais dividida entre a tradição e a modernidade. Nos últimos anos, foram feitos muitos investimentos ali para tentar atrair a atenção do mundo. Bonitas praias, muitas construções imponentes e serviços de qualidade recebem turistas do mundo inteiro. Se a pedida for um passeio cultural, é de cair o queixo a magnífica Grande Mesquita Sheikh Zayed, toda adornada por dentro e com um exterior absolutamente monumental.
COMO CHEGAR
A Emirates (www.emirates.com.br) oferece voos diretos de São Paulo para Dubai, com duração de 14h30. Até Abu Dhabi são mais duas horas de transfer. Outras opções são a Qatar Airways (www.qatarairways.com) e Turkish Airlines (www.flyturkish.com), com conexões em Doha e Istambul, respectivamente. Há também a possibilidade de chegar lá via Europa, com companhias como British Airways, KLM e Lufthansa, com conexões intermediárias em, respectivamente, Londres, Amsterdã e Frankfurt.
Alternativamente é possível chegar diretamente até Abu Dhabi. Seu moderno aeroporto (AUH; www.abudhabiairport.ae) serve como hub da companhia Etihad Airways, que possui alguns voos com destino à Europa e América do Norte.
COMO CIRCULAR
Dentro das cidades o sistema de transporte é um tanto incipiente. Dubai possui um sistema de metrô e monotrilhos que chega a alguns pontos interessantes da cidade, mas a melhor forma de circular pelos Emirados Árabes Unidos é mesmo de carro. A malha rodoviária é moderna, e as distâncias são curtas. O aluguel de automóveis também não é muito caro, e as regras de trânsito são universais. Toda a sinalização é tanto em árabe como em inglês.