Vilarejo na Suíça possui o teleférico mais íngrime do mundo

Vila em meio aos Alpes permite praticar esportes de neve e já foi cenário de um filme de James Bond

Por Clarice Sena
22 abr 2025, 10h00
Sem carros à vista: trem e teleférico são modos de acesso ao vilarejo (Chensiyuan/ CC-BY-SA-4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Em dezembro de 2024, a pequenina Mürren se tornou a dona do teleférico mais íngreme do mundo. Com inclinação de 57 graus, a linha transporta passageiros ao longo de 775 metros entre os Alpes de Berna, na Suíça. São quatro minutos em duas cabines que se mantêm horizontais durante a viagem graças a braços de 11 metros que nivelam as gôndolas.

O novo teleférico conecta Mürren à vila de Stechelberg (a três horas de Zurique) como parte do projeto “Schilthornbahn 20XX”: o objetivo final é a construção de uma rota em três partes para chegar à montanha Schilthorn em 18 minutos, em vez dos 32 minutos atuais. 

View this post on Instagram

A post shared by Schilthorn – Piz Gloria (@schilthorn_pizgloria)

Quando toda a linha de teleféricos for aberta, os passageiros poderão ir até o topo do Schilthorn, onde está o restaurante giratório Piz Gloria. O estabelecimento foi eternizado em 1969, no filme A Serviço Secreto de Sua Majestade, de James Bond, como o esconderijo do vilão Ernst Stavro Blofeld.

O restaurante roda em seu próprio eixo em 45 minutos e permite uma visão panorâmica impressionante das montanhas (incluindo o Mont Blanc, em dias limpos). Ali há também um museu com 15 painéis que homenageiam o elenco do filme.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Schilthorn – Piz Gloria (@schilthorn_pizgloria)

Mürren para além do teleférico mais íngrime

Rodeada pelas montanhas Eiger, Monch e Jungfrau, Mürren fica na base da montanha Schilthorn e só pode ser acessada de trem e teleférico – o que significa que é totalmente livre de carros. Ainda que seja um dos destinos suíços mais tradicionais para a prática de esportes de inverno, o lugarejo também agrada quem deseja apenas um retiro relaxante nos Alpes.

Nos meses menos frios do ano, a cidade é palco para esportes radicais (o evento Swatch Nines, realizado em abril, é todo dedicado a eles) e passeios rumo a cachoeiras.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, merece destaque o Vale de Lauterbrunnen, comumente chamado de Vale das 72 Cachoeiras, que guarda a famosa Mürrenbach – nada menos que a queda d’água mais alta da Suíça, com 471 metros.

Também fazem parte do vale as cataratas do Trümmelbach, consideradas as quedas d’água subterrâneas mais extensas da Europa. Em um espetáculo da natureza, o barulho da força d’água provoca ruídos que ecoam no interior da montanha.

murrenbach-cachoeira
Um filete branco no vale: Mürrenbach pode ser estreita, mas é a queda d’água mais alta da Suíça (PantaRhei/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Como chegar em Murren

Para chegar em Mürren, há transportes públicos saindo das cidades de Lauterbrunnen e Stechelberg. Partindo de Lauterbrunnen, é preciso pegar um teleférico até Grütschalp e, de lá, um pequeno trem até Mürren. Também é possível pegar um ônibus em Lauterbrunnen até Stechelberg e, de lá, pegar o teleférico. Confira neste link outras informações sobre o acesso a Mürren (e onde deixar o carro pelo caminho!).

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade