Continua após publicidade

‘Vikings’: onde ficam as locações deslumbrantes da série

As paisagens quase intocadas de Wicklow, na Irlanda, criaram um cenário de natureza selvagem para a maior parte das gravações

Por Gabriel Bortulini
Atualizado em 12 jun 2024, 10h49 - Publicado em 12 jun 2024, 10h00

No ar entre 2013 e 2020, a série Vikings continua a povoar o imaginário de quem assistiu a algum episódio. Inspirada no lendário herói nórdico Ragnar Lodbrock e seus filhos, no final do século VIII, a série criada por Michael Hirst retrata o começo da era viking. Mas, afinal, o que é possível conhecer dos cenários dessa produção televisiva?

A grande parte das locações que serviram como cenário para a série ficam na Irlanda – mais precisamente, no condado de Wicklow. A região se localiza na província de Leinster, no leste da ilha, aproximadamente 50 quilômetros ao sul da capital Dublin.

Wicklow é o último dos condados tradicionais da Irlanda, formados em 1606. Não à toa, seu nome significa Prado dos Vikings no idioma nórdico antigo.

Trata-se de um cenário de paisagens variadas, com florestas, montanhas, lagos e cachoeiras. Isso possibilitou que a região assumisse o papel de diferentes países, conforme as gravações exigissem, mesmo quando a ideia era representar algo fora da Irlanda. Em Wicklow, por exemplo, foram gravadas cenas que remetiam a lugares como França e Noruega.

A Kattegat fictícia

lough-tay-kettegat-vikings
O Lough Tay, na Irlanda, serviu como locação para passar a ideia de uma paisagem escandinava (www.pixael.com/Reprodução)

É também na Irlanda onde foram gravadas as imagens do vilarejo de Kattegat. Embora exista, de fato, um lugar com o mesmo nome numa área marítima entre a Noruega, a Suécia e a Dinamarca, a pequena vila da série é fictícia.

Continua após a publicidade

Para construir a paisagem de Kattegat, foram utilizadas imagens das montanhas de Wicklow, onde fica o lago Lough Tay. Também é conhecido como Lago Guinness, por conta da cor escura da água, que lembra um copo da famosa cerveja irlandesa. O local é um ponto turístico bastante concorrido em Wicklow.

Uma cascata impressionante na Islândia

Uma das paisagens que mais chamam a atenção é a cachoeira Skógafoss, no sul da Islândia. É uma das cascatas mais famosas do país: tem 62 metros de altura e quase 30 metros de largura.

skogafoss-islandia-serie-vikings
Skógafoss, na Islândia (Hansueli Krapf/Creative Commons/Reprodução)

A água cai sobre um leito de pedras escuras que entram em contraste com o verde das encostas da cachoeira, durante os meses menos frios. No inverno, um manto de neve cobre toda a paisagem, gerando um contraste ainda maior.

É possível visitar Skógafoss por meio de excursões, de carro ou até mesmo de ônibus.

Continua após a publicidade

Noruega: a terra gelada dos vikings

A Noruega também foi cenário da série. Paisagens montanhosas, com fiordes, geleiras, vales e florestas marcaram as gravações no país. As imagens foram realizadas principalmente no sudoeste, entre os condados de Rogaland, Vestland e Møre og Romsdal.

As regiões podem ser acessadas de forma independente ou adquirindo tours específicos.

Lugares históricos longe da neve

Além das paisagens de aparência intocada, outros lugares fizeram parte das gravações de Vikings. Regiões famosas como a ilha da Sicília, na Itália, Winchester, na Inglaterra, e Paris, também foram retratadas na série.

Fora da Europa, as florestas no nordeste de Ontário, no Canadá, e ainda o deserto do Saara, no Marrocos, também foram cenário para parte das gravações.

Publicidade