Trem direto de alta velocidade vai conectar Espanha e Portugal

A promessa é que a nova rota conecte Madri e Lisboa em 6 horas. A Renfe pretende inaugurar mais três linhas até 2030

Por Caroline Dalla Vecchia
Atualizado em 25 ago 2023, 13h22 - Publicado em 24 ago 2023, 10h35
A imagem colorida mostra um trem moderno branco e vermelho, com o logo da empresa Renfe
A Renfe está expandindo suas linhas transfronteiriças para França e Portugal (antgarprats/Pixabay)
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Mesmo que Portugal e Espanha sejam vizinhos, não é tão simples viajar entre os dois países de trem. Mas esse cenário deve mudar graças aos planos da operadora espanhola Renfe, que tem focado na expansão de suas linhas transfronteiriças. Em julho, a empresa inaugurou as primeiras rotas até a França e, em agosto, foi confirmado que sua próxima parada será em Portugal.

Desde 2020, quando a própria Renfe desativou uma linha noturna que ligava Lisboa a Madri, apenas duas linhas atravessam a fronteira: uma entre Badajoz (cidade espanhola a apenas seis quilômetros de Portugal) e Entroncamento (a pouco mais de uma hora de Lisboa) e outra entre Vigo e Porto (ambas na costa noroeste). No ano passado, o jornal espanhol El País fez um percurso ferroviário entre Lisboa e Madri e concluiu que, no momento, esse é um trajeto que leva até 11 horas e exige que o passageiro faça de duas a quatro baldeações — o que seriam condições piores do que as que existiam em 1881.

No plano de implementação divulgado pela Renfe, há quatro rotas internacionais que ligarão a Espanha às novas linhas de alta velocidade de Portugal. A primeira rota a entrar em funcionamento está prevista para 2024, quando o governo português deverá inaugurar a linha entre Elvas e Évora, ambas no Alentejo. A Renfe irá operar essa linha e fará uma ligação internacional dela até Madri. Isso já facilitará a viagem entre capitais, pois a Comboios de Portugal (CP) faz o trajeto de trem entre Évora e Lisboa em menos de duas horas.

Com inauguração prevista para até 2027, a segunda rota deverá percorrer a costa atlântica da Península Ibérica. As cidades portuguesas que serão interligadas são Lisboa e Porto, enquanto Vigo, Pontevedra, Santiago de Compostela e La Coruña estarão do lado espanhol da linha. Lembrando que, como dito anteriormente, já existe uma linha entre Vigo e Porto. Segundo a Renfe, esse serviço será iniciado como uma linha convencional, mas deve utilizar as linhas de alta velocidade assim que elas estiverem prontas.

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Além dela, outra linha ligará Madri ao Porto, por meio de Salamanca e Medina del Campo, onde poderão circular trens elétricos.

Por fim, com o prazo até 2030, a Renfe deve operar dois serviços diários de Madri até Lisboa, em uma linha que será uma extensão da atual Madri-Badajoz. O tempo previsto de viagem entre as duas capitais nacionais será de 6 horas. A empresa ainda não divulgou qual será os horários de saída dos trens ou os preços das passagens.

Para viabilizar estes planos, a Renfe vai investir cerca de 15 milhões de euros nas atualizações de infraestrutura e na homologação dos projetos. No momento, há divergências entre as tensões elétricas das redes ferroviárias portuguesa e espanhola, e o sistema de sinalização português precisa ser traduzido para o padrão do restante da Europa.

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