Tadao Ando assina projeto do novo museu de arte de Dubai
O Dubai Museum of Art pretende expor obras de artistas contemporâneos de todo o mundo em estrutura sobre o mar
Dubai está prestes a ganhar um novo ícone: o Dubai Museum of Art (DUMA). A data de início da construção do museu de arte contemporânea ainda não foi anunciada, mas já foram divulgadas as imagens do projeto assinado por Tadao Ando. Vencedor do Pritzker (o “Oscar da arquitetura”) em 1995, o arquiteto japonês se inspirou no mar e nas pérolas do litoral árabe ao idealizar a estrutura, que ficará flutuando na água.
A intenção do governo dos Emirados Árabes é tornar o museu um novo marco arquitetônico de Dubai, que irá redefinir a paisagem urbana e enriquecer a metrópole culturalmente. Desenvolvido pelo Grupo Al-Futtaim, o museu pretende abrigar peças de arte contemporânea de todo o mundo, além de artistas residentes, exposições temporárias e programas educativos para fomentar o diálogo intercultural.
A estrutura tem curvas sinuosas em concreto, símbolo do estilo de Ando, e uma claraboia cilíndrica no centro que filtra a luz para dentro das galerias, localizadas nos dois primeiros andares. Nos andares superiores vão ficar uma biblioteca e salas de estudo. Já o último pavimento guardará um restaurante e lounge VIP – afinal, estamos em Dubai.
O edifício de cinco andares será construído acima de uma praça sobre a água, segundo mostram as imagens renderizadas. O acesso dos visitantes é por uma passarela que se estende a partir do calçadão à beira-mar.
Ando é conhecido por projetos em concreto com iluminações únicas, permitindo que luz e vento transformem a experiência de quem adentra suas obras. A igreja de Ibaraki Kasugaoka, mais conhecida como Igreja da Luz (Church of the Light), nos subúrbios de Kobe, é uma de suas obras-primas: nela, há aberturas na parede em formato de cruz, por onde os raios solares adentram o espaço.
Resolva sua viagem aqui
Como funciona a viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória
Black Friday: as melhores promoções para viajar
Aurora Boreal: 2026 será o melhor ano para ver as luzes do norte
Netflix abre seu primeiro parque temático com atrações inspiradas em séries
Rua no centro do Rio de Janeiro é eleita a mais ‘cool’ do mundo





