Roma: exposição celebra carreira de Fernando Botero
Mostra exibe mais de 120 trabalhos do artista colombiano que criou inconfundíveis figuras corpulentas

Dono de um movimento artístico próprio, Fernando Botero ficou conhecido por suas representações de personagens volumosos de forma lúdica e com toques de surrealismo. Um ano depois de seu falecimento, o artista colombiano ganha uma exposição no Palazzo Bonaparte, em Roma, que celebra seus 70 anos de carreira.
Apesar de se considerar o “mais colombianos do artistas colombianos”, Botero tinha uma ligação especial com a Itália, para onde viajou pela primeira vez na década de 1950 para estudar o trabalho de pintores italianos renascentistas. Nos últimos quarenta anos de sua vida, o artista trabalhou durante os verões em um estúdio em Pietrasanta, na região da Toscana, e foi considerado cidadão honorário da cidade em 2001.
Com curadoria de Lina Botero, sua filha, a exposição em parceria com o icônico Hotel de Russie exibe mais de 120 peças entre pinturas, aquarelas, desenhos com sanguínea e carvão, esculturas e trabalhos inéditos. Os temas de Botero circulavam entre o cotidiano latino-americano, a vida doméstica, o circo, touradas e críticas políticas.
Ver essa foto no Instagram
A exposição começa com Homenaje a Mantegna, que foi recém-descoberta e nunca antes vista pelo público. É uma pintura que faz referência a um dos afrescos do salão Camera degli Sposi, no italiano Palazzo Ducale, feito pelo renascentista Andrea Mantegna. O quadro rendeu a Botero o primeiro lugar no XI Salón Nacional de Artistas Colombianos em 1958.
Outro trabalho inédito ficava pendurado no estúdio de Botero em Paris, trata-se de uma versão da princesa Margarita Maria Teresa de Áustria, que está no centro do quadro Las Meninas, de Velázquez.
O artista utilizou seu estilo particular com figuras corpulentas para fazer a releitura de grandes obras. Fazem parte da exposição as versões boteristas de Fornarina, de Rafel, retratos de Peter Paul Rubens e Jan van Eyck e o díptico de Montefeltro e Battista Sforza, feito por Piero della Francesca – o pintor italiano influenciou profundamente a obra de Botero.
Ver essa foto no Instagram
As últimas obras de Botero, feitas em 2023, como uma grande aquarela que reinterpreta a obra La Odalisca, de Mariano Fortuny, também estão em exibição. Aliás, as aquarelas, trabalhadas com mais afinco a partir de 2019, têm uma sala exclusiva.
Botero nas praças romanasAlém de pintor, Botero também foi um escultor talentoso. Desde julho, a exposição Botero a Roma exibe oito obras monumentais do artista em locais icônicos de Roma: Terrazza del Pincio, Piazza del Popolo, Largo San Carlo, Piazza di San Lorenzo in Lucina, Piazza Mignanelli e Piazza di San Silvestro. A mostra a céu aberto pode ser vista até 15 de outubro. |
Saiba mais sobre o Hotel de Russie na reportagem sobre Roma
Serviço
Fernando Botero
Quando? Até 19 de janeiro de 2025. De segunda a quinta-feira, das 9h às 19h30, sexta-feira e de sábado a domingo, das 9h às 21h.
Quanto? € 19,50. Ingressos disponíveis aqui.
Onde? Palazzo Bonaparte – Piazza Venezia, 5, 00186 – Roma.