O Guinness Records considera que o restaurante mais antigo do mundo é o Sobrino de Botín, em Madri, fundado em 1785. Mas foram descobertos alguns registros históricos que comprovam que o La Campana, em Roma, foi fundado mais de dois séculos antes, em 1518.
A evidência mais antiga que atesta a existência do lugar é o manuscrito Taxae Viarum, que comprova que o estabelecimento pagou um tributo de manutenção da rua no ano de 1518. O restaurante também foi mencionado no Censo de 1526, que cita o antigo proprietário, cujo nome era Pietro della Campana. Com a descoberta desses documentos, o lugar, que fica em um vicolo (beco) de mesmo nome no Centro Histórico de Roma, perto do Panteão, tenta clamar para si o título de restaurante mais antigo do mundo.
Os pratos são muito tradicionais da culinária romana, com tradição de séculos no restaurante. Um grande sucesso do cardápio é a alcachofra alla giudia, um tradicional romano que serve o legume frito à moda judaica. Outro prato muito tradicional é o rabo de boi, chamado de coda alla vaccinara. O tagliatelle cacio e pepe também rende vários elogios.
Ver essa foto no Instagram
O lugar é administrado pela família Tracassini há mais de um século. Embora o restaurante atraia muitos turistas, o lugar também possui uma clientela muito fiel de romanos que frequenta o estabelecimento. Visitantes ilustres de vários séculos já passaram por lá, do pintor Caravaggio (que viveu entre 1571 e 1610) ao guitarrista Keith Richards.
Embora ainda não tenha arrematado o título de restaurante mais antigo do mundo, o local é considerado pelo Guinness Records como o mais antigo da cidade de Roma. O La Campana está localizado no Vicolo della Campana, nº 18-20. O lugar funciona de terça a domingo, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 23h. As reservas podem ser feitas por meio do telefone 066875273.