Portugal ganha museu de cerâmica com acervo de um brasileiro
Fundação em Sintra exibe uma das coleções de porcelanato chinês mais importantes do mundo

Sintra ganhou um museu de cerâmica no início de 2025. A Albuquerque Foundation abriga uma das maiores coleções de porcelanato chinês do mundo, com peças fundamentais das dinastias Qing e Ming.
Apesar de contar mais de 2.500 peças totais em acervo, sua exibição inaugural apresentará apenas uma fração dele, com intuito de manter uma rotatividade interna sob as mãos de diferentes curadores.
As peças foram colecionadas ao longo de mais de 60 anos pelo engenheiro brasileiro Renato de Albuquerque, nome por trás de um dos maiores empreendimentos imobiliários brasileiros, o bairro planejado de Alphaville, na Grande São Paulo. Muitas das peças já foram exibidas em instituições como o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e o Victoria & Albert Museum, em Londres.
O museu está instalado em uma quinta histórica, que costumava ser usada como casa de veraneio da família Albuquerque.

Ao lado dela foi construído um edifício contemporâneo projetado pelo escritório brasileiro Bernardes Arquitetura, onde uma escada em espiral conduz à exposição Connections (até 30 de agosto de 2026).
Ao invés de seguir uma ordem cronológica, a exibição segue temas, como “Vida no Oriente e Ocidente”, “Encontros” e “Reino Espiritual”.
O segundo edifício, ao fundo do jardim, é dedicado à arte contemporânea e foi inaugurada com uma mostra do ceramista, arquivista e músico Thaester Gates entitulada The Ever-Present Hand (até dia 31 de agosto de 2025). Uma dica? Olhe para baixo: uma das instalações mais importantes da exibição é o chão de cerâmica preta que, em sua composição visual, explora temas econômicos, políticos e raciais, incorporando peças selecionadas da Coleção Albuquerque.
Confira as informações completas de ambas as exibições pelo site da Albuquerque Foundation.

Serviço
Onde? Albuquerque Foundation – Rua António dos Reis, 189 – Sintra, Portugal.
Quando? Terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Quanto? € 10.