Patagônia Argentina: Como visitar a Laguna Esmeralda, no Ushuaia

Trilha para famoso espelho d’água requer cuidados, mas vários passeios guiados facilitam a missão

Por Maurício Brum
Atualizado em 29 dez 2024, 13h21 - Publicado em 28 dez 2024, 18h00
laguna-esmeralda-ushuaia-argentina
Laguna Esmeralda é rodeada por bosques e montes nevados (Lucas Zallio/CC BY-ND 2.0/Flickr)
Continua após publicidade

A Laguna Esmeralda é um dos segredos menos escondidos para quem visita Ushuaia, no extremo meridional da América do Sul. A definição se justifica: o local é famoso por sua beleza, mas não é exatamente simples de ser acessado – muita gente que visita o “fim do mundo” acaba ouvindo falar dele sem se aventurar a conhecê-lo.

Formada pelo derretimento da geleira Ojo del Albino, a laguna fica completamente congelada no inverno, quando tudo se torna ainda mais inóspito: o acúmulo de neve no caminho pode torná-la efetivamente inalcançável e, no mínimo, será necessário equipamento especial, como bastões e grampones.

Só que, mesmo no verão, quando os caminhos se abrem, a dificuldade de vencer a lama torna recomendável levar ou alugar no centro da cidade botas de cano alto ou ainda contratar guias especializados.

Tours para a Laguna Esmeralda

Normalmente, os tours que levam à laguna incluem um transfer que busca e deixa no hotel onde o viajante está hospedado. Mas o veículo para no começo de trilha. A partir dali, são quase 10 km (somando ida e volta), que pelas dificuldades do terreno costuma exigir entre 4 e 6 horas de caminhada, de acordo com as condições do caminho.

Além de conhecer o próprio espelho d’água, grande objetivo do percurso, os caminhantes também conseguem ver os bosques (nevados na maior parte do ano), os rios e as famosas castoreiras, “diques” construídos pelos castores que compõem a fauna local. Tudo isso, é claro, emoldurado pela visão da Cordilheira dos Andes, uma constante na paisagem da Patagônia.

Diferentes agências, como a RZ Turismo e a Brasileiros em Ushuaia, oferecem tours guiados com transfer, refeição, grampões e bastões – estes últimos, somente quando a neve exigir. Os valores ficam em torno de R$ 850 por pessoa.

Continua após a publicidade

Cuidados antes da aventura

Devido à distância e exigência física da trilha, os tours são contraindicados para pessoas que não estão habituadas a praticar atividades físicas. Crianças menores de 10 anos também não são permitidas nos grupos.

Os pacotes não costumam incluir itens de vestuário, como calçados ou roupas impermeáveis, então os visitantes devem ir preparados de acordo com as condições meteorológicas da época da visita.

Leia tudo sobre Ushuaia

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade