Parque Nacional Manuel Antonio: ilhas, praias e floresta na Costa Rica

Parque de preservação natural é o mais visitado do país caribenho e protege centenas de espécies de vida selvagem

Por Clarice Sena
9 mar 2025, 14h00
parque-nacional-manuel-antonio-costa-rica
Faixa de vegetação preservada garante segurança de espécies de fauna e flora da Costa Rica (Atanas Malamov/Unsplash)
Continua após publicidade

Na província de Puntarenas, uma das mais visitadas na Costa Rica, o Parque Nacional Manuel Antonio reúne em seu interior uma grande variedade de fauna e flora – e que ficam bem protegidas. O parque nasceu a partir de uma mobilização local para garantir o acesso público às praias da região, ameaçadas pela especulação imobiliária.

A riqueza de biodiversidade em apenas 683 hectares de terra é espantosa, já que este é um dos menores parques da Costa Rica. Por outro lado, a concentração de beleza e atrações faz dele a área de preservação mais visitada do país.

Uma mistura de floresta, praia e ilhas

A floresta densa que cobre o Parque Nacional Manuel Antônio possui centenas de espécies de aves, mamíferos e plantas, incluindo iguanas, preguiças e as grandes estrelas do parque: cerca de 1.500 exemplares de macacos-esquilo Saimiri oerstedii citrinellus, uma espécie ameaçada de extinção e que só existe na América Central.

macaco-esquilo-costa-rica
Macaco-esquilo da América Central é uma das espécies protegidas pela área de preservação do parque (Rob Foster/CC By 4.0/Wikimedia Commons)

Esse cinturão verde garante que as belas praias de Espadilla Sur, Manuel Antonio e Puerto Escondido permaneçam praticamente intocadas. Para chegar até elas, é necessário percorrer trilhas por dentro da mata, que permitem observar três tipos diferentes de manguezais que cobrem cerca de 18 hectares. 

Continua após a publicidade

Além da costa, o parque também protege 12 ilhas próximas que servem como abrigo para aves marinhas e são cercadas por recifes de coral.

O ecossistema local contribui para a limpeza da água, que é ideal para o snorkeling. O parque conta ainda com dois mirantes naturais: Punta Serrucho, no topo de uma formação rochosa de tipo vulcânica; e Puerto Escondido, onde é possível apreciar a formação de pequenas pontes de areia durante a maré baixa, ligando algumas das ilhas à costa.

parque-nacional-manuel-antonio-praia
Parque ajuda a manter porção da costa livre de agressões ambientais (Domenico Convertini/CC BY-SA 2.0/Flickr)
Continua após a publicidade

Localização, ingressos e funcionamento

O Parque Nacional Manuel Antonio (PNMA) funciona de terça a domingo, das 7h às 16h e está localizado no cantão de Quepos, província de Puntarenas, a 157 quilômetros ao sul de San José, a capital do país. Há opções de ônibus do sistema de transporte público costa-riquenho ou de empresas que fazem o trajeto direto até Quepos. De Quepos, é preciso pegar outro ônibus ou táxi até o parque.

Estrangeiros ou não residentes pagam $ 18 (cerca de R$0,20). Os ingressos devem ser obtidos no site oficial. Compre com pelo menos um mês de antecedência porque a busca é alta. A estação seca vai de dezembro a abril. O parque não permite a entrada com comida e nem com garrafas plásticas, em compensação há muitos bebedouros espalhados e lanchonete.

Leia tudo sobre a Costa Rica

Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade