Paris limita acesso de carros à sua região central
Medida da prefeitura local busca diminuir poluição na região que engloba importantes atrações da Cidade Luz
Quem estiver com passagem comprada para Paris, deve ter uma caminhada muito mais tranquila pela cidade. Isso porque, desde o dia 4 de novembro, veículos individuais como carros e motos estão banidos do centro da capital francesa, que passará a priorizar o transporte público, os ciclistas e, principalmente, os pedestres.
A decisão, tomada pela prefeitura local, visa diminuir a poluição sonora e do ar nos bairros centrais da cidade: especificamente, no 1º, 2º, 3º e 4º Arrondissement. Trata-se de uma área de aproximadamente 5,5 quilômetros quadrados, dentro da qual estão algumas das principais atrações da cidade, como o Museu do Louvre, o Jardim das Tulherias e o Musée de l’Orangerie.
A região agora se enquadra como uma ZTL (zona de tráfego limitado) e só poderá ser acessada por veículos de emergência (como ambulâncias), ônibus e táxis, além de carros de pessoas com mobilidade limitada, de moradores e de trabalhadores da região.
A prefeitura abriu uma exceção também para veículos cujo destino final esteja dentro dos quatro primeiros arrondissement, como por exemplo, quem estiver indo a um restaurante ou evento por lá. Nesses casos, porém, será necessário apresentar a reserva no local ou o bilhete de entrada do evento para não sofrerem com a restrição. As regras serão, inicialmente, fiscalizadas por um sistema de câmeras espelhadas pelo centro da cidade e seu descumprimento acarretará multas ao motorista.
Com a mudança, a cidade de Paris espera reduzir o tráfego de veículos em até 30% dentro do perímetro estabelecido. Tal redução deve melhorar a qualidade do ar e reduzir a poluição sonora no centro da cidade, melhorando o ambiente para os que caminham e pedalam por lá.
É importante lembrar que, de acordo com uma pequisa recente do Instituto Paris Região (IPR) — um consórcio de empresas públicas e privadas da região da capital francesa — os motoristas são minoria em Paris: apenas 4,3% dos que se deslocam pela cidade. A maioria dos parisienses se desloca a pé (53,3%) ou opta pelo vasto sistema de transporte público da cidade (30%). O carro é preterido ainda pela bicicleta, escolha de 11,2% dos locais.
Paris seguirá outros grandes centros europeus como Roma, Milão e Madri, que adotaram normas semelhantes em seus centros históricos e comerciais.